Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA, COMUNICAÇÃO E ÉTICA
1 – De acordo com os conteúdos estudados, explique o que é e como podemos diferenciar a Moral da Ética.
No dia a dia, muitas vezes, essas duas palavras são utilizadas como sinônimos. A palavra ética vem do grego êthos que significa costume, modo de ser; a palavra moral vem do latim mores que possui o mesmo significado.

Embora ambas as palavras, do ponto devista etimológico, tenham um sentido comum, na perspectiva filosófica possuem significados diferentes.

Pode-se definir a ética como uma reflexão filosófica sobre os fundamentos da moral. Já a moral, pode ser entendida como um conjunto de regras que visa a regular a vida social.

A ética se apresenta como uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento dohomem. Cabe a ela, enquanto investigação que se dá no interior da filosofia, procurar ver claro, fundo e largo os valores, problematizá-los, buscar sua consistência. É nesse sentido que ela não se confunde com a moral.

A moral, numa determinada sociedade, indica o comportamento que deve ser considerado bom e mau. A ética procura o fundamento do valor que norteia o comportamento, partindo dahistoricidade presente nos valores.
O agente ético é pensado como sujeito ético, isto é, como um ser racional e consciente que sabe o que faz, como um ser livre que decide e escolhe o que faz, e como um ser responsável que responde pelo que faz. A ação ética é balizada pelas ideias de bom e mau, justo e injusto, virtude e vício, isto é, por valores cujo conteúdo pode variar de uma sociedade para outraou na história de uma mesma sociedade, mas que propõem sempre uma diferença intrínseca entre condutas, segundo o bem, o justo e o virtuoso. Assim, uma ação só será ética se for consciente, livre e responsável e só será virtuosa se for realizada em conformidade com o bom e o justo.

2 – Como Pode ser Diferenciado o Senso Comum da Ciência?
Responda indicando pelo menos 3 Característicaspróprias do Pensamento Cientifico. Explique cada uma delas.

Enquanto o senso comum produz um conhecimento superficial e impreciso, a ciência busca um conhecimento preciso e objetivo, que possa ser comprovado e, dessa forma, utiliza um método. A palavra método vem do grego meta, cujo significado é “através de” e “caminho”, portanto, indica a necessidade de buscar procedimentos adequados para atingirdeterminado objetivo. Faz-se necessário trilhar um caminho para atingir um objetivo, no caso da ciência a elucidação de um problema.

1. O Senso comum produz conhecimento: superficial, fragmentado, impreciso, acrítico. A Ciência busca conhecimento preciso e objetivo, que possa ser comprovado.

2. O Senso Comum é Permeável às manipulações ideológicas. A Ciencia Busca de procedimentosadequados para atingir determinado objetivo.

3. O senso comum é impreciso, na medida em que normalmente não se exprime de modo rigoroso e quantificado. A ciência é um saber mais preciso que o senso comum. As diversas ciências, naturais ou sociais, recorrem sempre que possível à Matemática, na tentativa de apresentar resultados rigorosos.

4. A Ciência produz um conhecimento certo,irrefutável e definitivo?

Nessa perspectiva, os pré-socráticos foram os primeiros a adotar uma postura científica, uma vez que o conhecimento científico resulta de uma atividade racional. Os filósofos entendiam que era necessário passar da opinião (doxa), que é um conhecimento impreciso, superficial, subjetivo, para a ciência (epistéme), entendida como conhecimento racional e objetivo. Por outro lado,de um modo geral, a ciência grega permaneceu contemplativa, separada da prática e sem o interesse de intervir na realidade.
Uma possível explicação para isso pode residir no fato de que a sociedade grega era escravagista e, dessa forma, o trabalho braçal e, consequentemente, o aperfeiçoamento dos instrumentos técnicos utilizados não serem valorizados pelos pensadores gregos.

ESTRUTURA E...
tracking img