Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A humanidade tem assistido a muitas mudanças em quase todos os sentidos da vida humana. O desenvolvimento tecnológico está atingindo termos jamais antes imaginados ou mesmo concebido pelo ser humano. As mudanças decorrentes da evolução e dos acontecimentos históricos são muito significativas e representam um exemplo do que pode acontecer com os esforços de criação da mente humana.Nos campos das descobertas da medicina, da indústria, da tecnologia, jamais se assistiu tamanho desenvolvimento. Assistimos a um aumento de velocidade de produção de informações nunca conhecidos.
Em face das conquistas tecnológicas atuais, a ética está mais do que nunca presente nos debates a respeito do comportamento humano e o seu estudo é sempre necessário em decorrência da necessidade daspessoas orientarem seu comportamento de acordo com a nova realidade na vida social.
Assim, a Ética é o conjunto de normas morais pelo qual o indivíduo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce e é de fundamental importância em todas as profissões e para todo ser humano, para que possamos viver relativamente bem em sociedade. Com o crescimento desenfreado do mundo globalizado, muitasvezes deixamos nos levar pela pressão exercida em busca de produção, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, e as vezes não nos deixa tempo para refletir sobre nossas atitudes.
Temos que ter a consciência de que nossos atos podem influenciar na vida dos outros e que nossa liberdade acarreta em responsabilidade. De forma ampla a Ética é definida como a explicitaçãoteórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual

DESENVOLVIMENTO

A moral cuja ação se fundamenta num conjunto de valores, que representam expectativas e aspirações da sociedade, envolve julgamentos.
O juízo de valor, que trata a moral, é aquilo que deve ser o ideal; dados pela arte, religião e política. Assim são juízos normativos que prescrevem amaneira de agir, as regras de convivência, as normas de comportamento, os códigos morais sejam eles religisos, profissionais ou políticos.
Portanto, determinam normas sociais para viver bem; exercer a profissão, ou que obrigam à pratica de atitudes sob condição punitiva em caso de transgressão.
Em não sendo autônoma, é intrínseca a atividade humana. Ela se conecta do particular (Eu) para ouniversal (Sociedade), através de uma relação humana e ancorada sempre em alguma estrutura social concreta.
A moral significa valores e costumes, cujo entendimento se faz por normas ou regras que regem aspectos da conduta humana no seu convívio social. Desta forma ela se constroe na convivência social a partir da transmissão dos juizos de valores. E também através de organizações e instituiçõescomo escolas, igrejas, partidos políticos, grêmios, sindicatos.
Juízos de valores transformados em leis e normas de condutas que servem para todos, onde os interesses do grupo se confronte com os interesses dos indivíduos. Serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social.
Os atos humanos são, na sua quase totalidade, atos relacionais. Ou seja, são atos que se realizam norelacionamento com o outro ou com os outros. É neste relacionamento que os valores tomam corpo, quando tratamos com uma ou mais pessoas, com a comunidade, com a sociedade (que seja na família, na escola, na empresa, na sociedade...). Do ponto de vista da ética, destacaria duas atitudes que se destacam como possíveis neste relacionamento: a) a ética do interesse próprio, e b) a ética orientada para o outro.Na ética do interesse próprio, você proporciona algo ao outro, porque é de seu interesse fazê-lo. Esta perspectiva – cujas sementes foram plantadas pelo filósofo Thomas Hobbes no início do século XVII – tem imensas repercussões no âmbito empresarial, principalmente nas posições de Milton Friedman, da famosa escola de Chicago e do capitalismo do laissez-faire, ou, mais atualmente, do...
tracking img