Cenarios economicos brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANAILMA SILVA DOS SANTOS.
GENIVALDO DA SILVA MELO.
GEREMIAS OLIVEIRA DE JESUS.
GILSÂNIO DIAMANTINO DE SOUZA.
KLEBER DE NOVAES BRAGA
ROSANGELA BRANDÃO DA SILVA RIBEIRO

“CENÁRIOS ECONÔMICOS BRASILEIRO.”

ANAILMA SILVA DOS SANTOS.
GENIVALDO DA SILVA MELO.
GEREMIAS OLIVEIRA DE JESUS.
GILSÂNIO DIAMANTINO DE SOUZA.
KLEBER DE NOVAES BRAGA
ROSANGELA BRANDÃO DA SILVA RIBEIRO

“CENÁRIOSECONÔMICOS BRASILEIRO.”

Trabalho apresentado ao Curso Superior em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Para o tema: Cenários Econômicos Brasileiro.
Orientador (a): Valquiria Gasparotte.

SUMARIO.

Introdução 04
Importância da economia e seu estudo 05Análise do cenário econômico brasileiro 17
Conclusão 36
Referências Bibliográficas 38

1 - Introdução.

A proposição de um trabalho que forneça um diagnóstico do cenário econômico brasileiro contemporâneo é mais que procurar um simples entendimento do pensamento econômico na atualidade. Quando se busca a compreensão da evolução da organização do pensar econômico, uma cadeia deexplicações se evidencia para a elucidação da dinâmica social, com as mais diversas relações entre seus atores, sejam passivos ou ativos, dominantes ou dominados, concentrados ou difusos.

Alcançamos os objetivos do trabalho com a discussão do desempenho da economia e com a análise das diferentes correntes de pensamento econômico presentes no cenário econômico brasileiro. O levantamento dos dadosda economia brasileira e a análise relacionada ao contexto em que se enquadram as políticas microeconômicas e macroeconômicas propiciaram um melhor entendimento de como a economia tem se desenvolvida nas ultimas décadas.

Por fim coloca-se a importância do surgimento de um novo pensamento sobre o desenvolvimento da economia brasileira constituído por estratégias nacionalistas com ofortalecimento do estado. Um dos aspectos abordados é a relação do novo pensamento econômico com as necessidades de desenvolvimento que te se estabelecido com a globalização, a importância de investimentos em setores com melhores tecnologias.

Destarte, este trabalho acadêmico examina a evolução do pensamento econômico, analisando os embasamentos filosóficos que montam as diversas doutrinaseconômicas, ou paradigmas da ciência econômica.

2 – Importância da Economia e seu Estudo.

É de fundamental importância compreender que o cerne da economia está em formular propostas a fim de fornecer condições e criar instrumentos com o propósito de resolver ou minimizar os problemas econômicos, de modo que as necessidades dos indivíduos e da coletividade sejam atendidas.Entende-se que a importância da economia reside no fato de que ela estuda a maneira de utilizar ou empregar, racionalmente, os recursos escassos que encontramos hoje em nossa sociedade. Recursos, que vão desde a matéria-prima a busca pela mão-de-obra especializada. A economia fornece subsídios técnicos a fim de alocar recursos, contratar pessoas ou mesmo imprimir determinado preço a uma mercadoriaproduzida. No setor de investimentos nota-se a importância dessa ciência para o alcance de lucros e de uma reserva de segurança para a empresa.

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assimsendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.

A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que...
tracking img