Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
É verdade que Rousseau mostra-se bem ciente de que a transformação social só será possível se for anteriormente amparada por uma educação que reflita o espírito da época. Rousseau vê no retorno ànatureza, a possibilidade de uma mudança social. Nisso consiste que o homem nasce bom mais que a sociedade o corrompe. Segundo o maior pensador suíço, a formação do homem determina-se por três aspectosfundamentais: "a saber", "a natureza", "os outros homens" e "as coisas".
Na sua teoria pedagógica, Rousseau mostra como será possível conjugar esses aspectos fundamentais essa educação ocorrerágradativamente respeitando a natureza do educando em suas etapas de amadurecimento. A criança a ser educada não deve amadurecer precocemente, porque isso não apenas irá contra a natureza, mas também seriauma falta de compreensão contra ela.
É importante termos claro aqui que a concepção materialista-histórico-dialética, conforme abordamos, nega a visão apriorística do mundo e entende que a dialéticaacontece por meio da contradição, e não a partir de interesses individuais advindos da essência dos seres.
Como resposta a interatividade de 08/05/11, segue: "Captei vossa mensagem sabio guru" (sembajulação, é claro, e na sinceridade de coração, recordando de um saudoso comediante brasileiro). Cada um fala daquilo que conheçe! "A boca fala aquilo que transborda o coração" disse Jesus, respondo daseguinte forma: "Felizes os que temem ao Senhor, os que andam em seus caminhos. Poderás viver, então, do trabalho de suas mãos, serás feliz e terás bem-estar. Tua mulher será em teu lar como umavinha fecunda. Teus filhos em torno à tua mesa serão como brotos de oliveira. Assim será abençoado aquele que teme ao Senhor. De Sião te abençõe o Senhor para que em todos os dias de tua vida gozes deprosperidade e para que possas ver os filhos de teus filhos e viva em paz" (Salmo 127 - Heb. 128).
"É VERDADE", concordo plenamente com Epicuro, precisamos nos ocupar de tudo o que leva à felicidade,...
tracking img