Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

LEONARDO GONÇALVES DA CÂMARA

filosofia

Veranópolis
2010

leonardo gonçalves da câmara

FILOSOFIA

Trabalho apresentado ao Curso de Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Direito tributário.Orientador: Profa. Marcia Bastos de Almeida

Veranópolis
2010

sumário

1 INTRODUÇÃO 4
2 Estudo da moral e ética nas empresas. 5
3 CONCLUSÃO. 9
4 REFERENCIAS 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta um tema muito discutido dentre toda a sociedade, a moral e a formação do individuo, a ética e o profissionalismo, ou seja de que forma um adminstrador pode ser ético para com aempresa onde presta seus serviços.

Estudo da moral e ética nas empresas.

Como podemos ver no texto de Agnes Heller “O cotidiano e a História” não há relação autônoma da moral, nenhum individuo nasce com a moral já pré definida, este atributo se da conforme a sociedade onde este é inserido. A estrutura Social onde vive o indivíduo é que ira constituir conceito do que é moral ou imoral.Um indivíduo hoje nascido no Brasil, por exemplo, não vê problema nenhum em comer carne bovina, já na Índia isso é totalmente Imoral, ou seja, os costumes, as crenças, as atividades de cada sociedade é que são responsáveis pela formação da moral do indivíduo. Nenhuma criatura humana nasce na Índia sabendo que a vaca é sagrada, e sim vai aprendendo isso ao longo de sua convivência socialAs atitudes consideradas morais geralmente estão relacionadas àquilo esperado pela sociedade na resolução de problemas. Nesse sentido, a moralidade nem é algo abstrato e isolado presente no indivíduo distante das condições sociais e nem é algo puramente conceitual.
Levando em conta que a sociedade capitalista é pautada pelo pragmatismo, é necessário refletir sobre o que vem sendo ético nomundo atual, já que o indivíduo deve ser prático e funcional ao contrário ele não é inserido na sociedade. A tendência pragmática também está presente na educação escolar quando alunos veementemente solicitam o que pode ser automaticamente aplicado, realizando uma relação coisificada com o saber.
De acordo com Miranda e Resende (2008), é importante ressaltar que a formação moral não deveser reduzida a educação escolar, assim, outras instituições educacionais, tais como a família, a sociedade e a mídia também devem ser debatidas. Nesse caso, é imprescindível tematizar a racionalidade predominante no capitalismo atual, já que ela está entranhada em todas as instâncias de socialização. A tarefa da escola é de extrema importância na vida do indivíduo, por ser uma instituição que osocializa e o insere na cultura propagada por outras gerações. Porém, para possuir sua verdadeira funcionalidade, a educação escolar precisa difundir tanto a igualdade de oportunidades quanto um ensino de qualidade, que haja como veículo gerador dos sentidos de autonomia e proporcione uma visão crítica acerca do mundo, tal como ele é.
A Moral estabelece regras que são assumidas pelapessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.
A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostaspela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética.
Ética Profissional: Quando se inicia esta reflexão?
Esta reflexão sobre as ações realizadas no exercício de uma profissão deve iniciar bem antes da prática profissional.
A fase da escolha profissional, ainda...
tracking img