Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) No texto apresentado consta a seguinte afirmação : “ Um mundo perfeitamente bem administrado pode ser um mundo moralmente mau [...]. O inferno pode ser tanto mais inferno quanto mais bemadministrado for! A boa administração não pode ser, por si só, critério para avaliarmos o que quer que seja”. Comente estas afirmações no contexto da administração pública.

Resposta: Isso, quando oadministrador público, toma a administração como posse, dono do poder, visando apenas o lucro, sem levar em conta a qualidade de vida dos cidadãos, esquecendo-se de respeitá-los como seres humanos, comogente, tendo seus subordinados como verdadeiros súditos, considerando-os e os vendo apenas como instrumentos para atingirem resultados, cumprirem metas, fazendo deles verdadeiras máquinas humanas.
É aadministração extremamente focada no lucro, nos valores relativos as circunstâncias , a grupos de interesses.
A boa administração depende de inúmeros fatores dentre os quais devemos destacar a boarelação entre administrador e subordinados, onde deve haver sempre um respeito mútuo. O nosso modo de relacionar com os outros constitui fator essencial na conquista de êxitos, onde se deve administrar comconsciência, levando em consideração que a posse de um cargo de administrador não equivale a ser dono ou proprietário, devemos buscar calibrar com justiça, honestidade e respeito os meios e os fins.Devemos pensar na moralidade comum das pessoas, dos cidadãos em geral.

2) De que modo você percebe, na sua experiência pessoal e profissional como administrador público, as característicasapresentadas por Roberto Da Matta a respeito da cultura brasileira? Tendo em conta a solução sugerida pelo autor, o que pensa a respeito dela e da possibilidade de vir a ser praticada pelo administradorpúblico?

R=Percebo as características sobre a cultura brasileira ser o elemento pessoal, a relação entre pessoas que é dominante frente ao elemento abstrato, legal referente ao mundo dos indivíduos...
tracking img