Quem roubou meu queijo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciência e Conhecimento Científico

“A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade” (Lakatos & Marconi, 1992)

O que é Ciência
Variados autores apresentam o que entendem por ciência através de conceitos que são permanentemente ampliados, uma vez que suas idéias não são definitivas.

Segundo o Dicionário Aurélio

1. Verbete: ciência [Do latim scientia.] S. f. 1.Conhecimento (3). 2. Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução, erudição, sabedoria. 3. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio:

O que é Ciência
4. Soma de conhecimentos práticos que servem a um determinado fim: 5. A soma dos conhecimentos humanosconsiderados em conjunto: 6. Filos. Processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza visando à dominação dela em seu próprio benefício. [Atualmente este processo se configura na determinação segundo um método e na expressão em linguagem matemática de leis em que se podem ordenar os fenômenos naturais, do que resulta a possibilidade de, com rigor, classificá-los e controlá-los.] O conceito apresentadopor Ander-Egg (1978), define Ciência como um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza.

O que é Ciência
Para Trujillo (1974), Ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenosque se deseja estudar. Um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação. Para Rubem Alves A ciência é uma especialização, um refinamento de potenciais comuns a todos. Quem usa um telescópio ou um microscópio vê coisas que não poderiam ser vistas a olho nu. Mas eles nada mais são que extensões do olho. Nãosão órgãos novos. São melhoramentos na capacidade de ver, comum a quase todas as pessoas. Um instrumento que fosse a melhoria de um sentido que não temos seria totalmente inútil, da mesma forma como telescópios e microscópios são inúteis para cegos, e pianos e violinos são inúteis para surdos. (1981, p. 9)

O que é Ciência
Conforme Newton Freire-Maia

Ciência é um conjunto de descrições,interpretações, teorias, leis, modelos, etc, visando ao conhecimento de uma parcela da realidade, em continua ampliação e renovação, que resulta da aplicação deliberada de uma metodologia especial (metodologia científica). (1990 pg. 24)

O que é Ciência? Façamos um teste

O que é que as pessoas comuns pensam quando as palavras ciência ou cientista são mencionadas? As imagens mais comuns são asseguintes: o gênio louco, que inventa coisas fantásticas; o tipo excêntrico, excêntrico, fora do centro, manso, distraído; o indivíduo que pensa o tempo todo sobre fórmulas compreensíveis ao comum dos mortais; alguém que fala com autoridade, que sabe sobre que está falando, a quem os outros devem ouvir e ... obedecer.

Independentemente das distintas teorias existentes para explicar o processodo conhecimento, faremos referência a dois tipos especiais que são: o

conhecimento ordinário ou vulgar (senso comum) e o conhecimento científico.
Segundo Galliano (1986), o conhecimento vulgar (senso comum) também denominado “empírico” é o que todas as pessoas adquirem na vida cotidiana, ao acaso, baseado apenas na experiência vivida ou transmitida por alguém. Em geral resulta de

repetidasexperiências casuais de erro e acerto, sem observação metódica ou verificação sistemática, e
por isso, carece de caráter científico. Pode também resultar de simples transmissão de geração parte das tradições de uma coletividade.

para geração

ou fazer

conhecimento científico é uma aquisição intencional, consciente e sistemática; é
Ao contrário, o um processo que chegou ao máximo de...
tracking img