Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METODO DE ABORDAGEM

• . INDUTIVO: PECORRE O CAMINHO INVERSO AO DA DEDUÇÃO, ISTO É, A CADEIA DE RACIOCINIOS ESTABELECE A CONEXÃO ASCEDENTES, OU SEJA, DO PATICULAR PARA O GERAL. NESTE CASO, AS CONSTATAÇÕES PARTICULARES É QUE LEVAM ÀS LEIS GERAIS.
EXEMPLO DE RACIOCINIO INDUTIVO:

O CALOR DILATA O FERRO: PATICULAR;
O CALOR DILATA O COBRE: PARTICULAR;
O CALOR DILATA O BRONZE: PARTICULAR;
OFERRO, O COBRE E O BRONZE SÃO OS METAIS

LOGO, O CALOR DILATA OS METAIS UNIVERSAL, GERAL.

• . DEDUTIVO: É O CAMINHO DAS CONSEQUÊNCIAS , POIS UMA CADEIA DE RACIOCÍNIOS EM CONEXÃO DESCEDENTES, OU SEJA EM GERAL PARA O PARTICULAR, LEVA A CONCLUSÃO. SEGUNDO ESSE MÉTODO, PARTINDO-SE DE TEORIAS E LEIS GERAIS, PODE SE CHEGAR À DETERMINAÇÃO OU PREVISÃO DE FENÔMENO OU FATOS PARTICULARES.
EXEMPLOCLASSICO DE RACIOCIONIO DEDUTIVO:

TODO HOMEM É MORTAL: UNIVERSAL, GERAL
JOÃO É HOMEM: PARTICULAR
LOGO, JOÃO É MORTAL. CONCLUSÃO

• . HIPOTETICO DEDUTIVO: É CONSIDERADO LÓGICO, POR EXCELÊNCIA. ACHA- SE HISTORICAMENTE RELACIONADO COM A EXPERIMENTAÇÃO, MOTIVO PELO QUAL É BASTANTE USANDO NO CAMPO DAS PESQUISAS DAS CIÊNCIAS NATURAIS. NÃO É FACIL ESTABELECER A DISTINÇÃO ENTRE O MÉTODOHIPOTÉTICO- DEDUTIVO E O INDUTIVO, UMA VEZ QUE AMBOS SE FUNDAMENTAM NA OBSERVAÇÃO. A DIFERENÇA É QUE O MÉTODO HIPOTÉTICO- DEDUTIVO NÃO SE LIMITA A GENERALIZAÇÃO EMPIRICA DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS, PODENDO-SE, ATRAVÉS DELE, CHEGAR À CONSTRUÇÃO DE TEORIAS E LEIS.

• . MÉTODO DIALÉTICO: TRATA-SE DE UM MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO DA REALIDADE PELO ESTUDO DE SUA AÇÃO RECÍPROCA, DA CONTRADIÇÃO INERENTE AOFENÔMENO E DA MUDANÇA DIALÉTICA QUE OCORRE NA NATUREZA E NA SOCIEDADE.

METODOS DE PROCEDIMENTOS

• . HISTORICO: ESTE METODO COLOCA OS DADOS DA PESQUISA SOB UMA PERSPECTIVA HISTORICA. ISSO PODE OCORRER DE TRES FORMAS:
*COMPARAR O CONJUNTO DOS ELEMENTOS QUE EXISTE HOJE COM SUAS ORIGENS HISTORICAS;
*COMPARAR FORMAÇÕES ANTERIORES QUE ERAM PRECURSORAS DO QUE HÁ NA ATUALIDADE;
*ACOMPANHAR AEVOLUÇÃO DO OBJETO PESQUISADO PELA HISTORIA.

• . COMPARATIVO: CONSISTE NO CONFRONTO ENTRE ELEMENTOS , LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A SEUS ATRIBUTOS. PROMOVE O EXAME DOS DADOS A FIM DE OBTER DIFEREÇAS OU SEMELHANÇAS QUE POSSAM SER CONSTATADAS, E AS DEVIDAS RELAÇÕES ENTRE AS DUAS. PODE SER UNIDO AO METODO HISTORICO, REALIZANDO COMPARAÇÕES ENTRE OS DADOS DO PRESENTE COM OS DO PASSADO.

• . MONOGRAFICO:PARTE DO PRINCIPIO DE QUE QUALQUER CASO QUE ESTUDE EM PROFUNDIDADE PODE SER CONSIDERADO REPRESENTATIVO DE MUITOS OUTROS OU ATÉ DE TODOS OS CASOS SEMELHANTES. CONSISTE NO ESTUDO DE DETERMINADOS INDIVIDUOS, PROFISSÕES, CONDIÇÕES, INSTITUIÇÕES, GRUPOS OU COMUNIDADES, INALIDADE DE OBTER GENERALIZAÇÕES.

• . ESTATÍSTICO: É UM METODO QUE SE APLICA AO ESTUDO DE FENOMENOS ALEATÓRIOS E, PRATICAMENTE, TODOSOS FENÔMENOS QUE OCORREM NA NATUREZA SÃO ALEATORIOS, COMO AS PESSOAS, O DIVÓRCIO, UM REBANHO DE GADO, A ATIVIDADE PROFISSIONAL, UM BAIRRO RESIDENCIAL, OS PRODUTOS ELETRODOMÉSTICOS, A OPINIÃO PUBLICA, ETC.

• . TIPOLOGICO: AO COMPARAR OS FENÔMENOS SOCIAIS COMPLEXOS, O PESQUISADOR CRIA TIPOS OU MODELOS IDEAIS, CONSTRUIDOS A PARTIR DA ANÁLISE DE ASPECTOS ESSENCIAIS DO FEÔMENO. A CARACTERISTICAPRINCIPAL DO TIPO IDEAL É NÃO EXISTIR NA REALIDADE, MAS SERVIR DE MODELO PARA A ANÁLISE E COMPREENSÃO DE CASOS CONCRETOS, REALMENTE EXISTENTES.

• . FUNCIONALISTA: É MAIS UM METODO DE INTERPRETAÇÃO DO QUE DE INVESTIGAÇÃO. ELE ENFATIZA AS RELAÇÕES E O AJUSTAMENTO ENTRE OS DIVERSOS COMPONENTES DE UMA CULTURA OU SOCIEDADE. ASSIM SENDO, ESTE METODO VISA AO ESTUDO DA SOCIEDADE DO PONTO DE VISTA DA FUNÇÃODAS SUAS UNIDADES, UMA VEZ QUE CONSIDERA TODA A ATIVIDADE SOCIAL E CULTURAL COMO FUNCIONAL OU COMO DESEMPENHO DE FUNÇÕES. EX: AVERIGUAÇÃO DA FUNÇÃO DOS USOS E COSTUMES, NO SENTIDO DE ASSEGURAR A IDENTIDADE CULTURAL DO GRUPO.

• . ESTRUTURALISTA: FOI DESENVOLVIDO POR LÉVIS-STRAUSS, PARTE DA INVESTIGAÇÃO DE UM FENÔMENO CONCRETO, ATINGE O NÍVEL DO ABSTRATO, ATRAVÉS DA CONSTITUIÇÃO DE UM...
tracking img