Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

IFCH – Departamento de História

Disciplina: Filosofia – Profª Ana Cristina

Marina da S. Laiun Pinto – Matrícula: 2011.1.03271.11

Livro “Direito e Ética: Aristóteles, Hobbes, Kant” - Maria do Carmo B. de Faria

Fichamento (Introdução e Capítulo 1 – pág. 5 à 20)

De acordo com a obra da autora, devemos atentar para importância da influênciade três grandes pensadores nas questões políticas, jurídicas e éticas que nos afetam constantemente até a contemporaneidade. São eles: Aristóteles, Thomas Hobbes e Immanuel Kant.

Já em sua introdução, Maria do Carmo B. de Faria nos indica as diferenças temporais e filosóficas essenciais entre os três citados. Aristóteles, representante da Antiguidade clássica, “acredita na perfectibilidade doser humano, que, mais do que os outros entes na natureza, uma vez que de forma consciente, age em vista de sua felicidade”. Hobbes foge a este pensamento ao afirmar que “o homem é de fato dirigido por suas paixões agressivas” (pág. 5). Kant retoma o ideal de Aristóteles reconhecendo no homem, porém, a “insociabilidade” apontada por Hobbes.

Baseando-se nestes preceitos, a autora nos propõe a tesede um “movimento pendular” no comportamento político ocidental, oscilando entre a liberdade e a segurança, defendendo ainda a necessidade de equilíbrio entre os dois, a fim de uma “cidade justa”.

Ainda em sua introdução, a autora procura evidenciar os preceitos marcantes de cada um dos pensadores citados, localizando-os temporalmente, relacionando-os aos acontecimentos referentes às suas épocase, a partir daí, demonstra a triangulação entre as idéias dos referidos pensadores.

O conceito de democracia, preceito da sociedade grega, apresenta a liberdade como bem maior, sobreposto a todos os outros valores humanos. Uma vida não livre representa a vida escrava e, consequentemente, a perda da cidadania e era vista de forma vergonhosa e humilhante. “Aquele que não se governa, seja noplano ético, seja no plano político, não pode ser considerado um homem em plenitude” (pág. 6). Aristóteles possui como diferencial a questão da perspectiva teleológica em seus estudos. A autora destaca algumas características fundamentais do pensamento do autor, entre elas: a junção entre ética e política em favor da cidadania; a existência de uma desigualdade natural entre os homens, gerando assimuma hierarquia natural, repercutindo em uma sociedade igualmente desigual, refletida na sociedade explicando “o conceito de justiça como proporcionalidade, e não como igualdade.” (pág. 7); o homem como “animal político” por natureza, necessita fazer parte de uma sociedade para sobreviver, tende a organizar-se então através de leis que substituem o arbítrio; o ser humano tende sempre a buscar suaplenitude e a “realizar progressivamente suas potencialidades inatas”, agindo naturalmente em busca daquilo que lhe parece um bem, necessitando então das virtudes intelectuais para conseguir distinguir o “bem” do “mal” e prevalecendo a razão em detrimento da paixão. Um pensamento, portanto, ético-político que defende a elevação do Estado acima das paixões e afetos individuais em prol da justiça pormeio da razão.

A autora aponta ainda a finalidade definidamente política de Aristóteles e a apropriação de suas idéias pela filosofia cristã medieval, duramente criticada por Hobbes, outro filósofo abordado.

Em contraponto a Aristóteles, Hobbes assume uma postura de separação entre ética e política em âmbitos privado e público. Em meio a uma realidade de guerra civil e insegurança dos séc.XVII na Inglaterra, sobrepunha a segurança à liberdade de forma que, cabia ao Estado a sobrevivência e a proteção de seus cidadãos. Defendia basicamente a idéia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado que, se em falta, poderia levar ao conflito generalizado, a barbárie. A política tem por objetivo a manutenção da ordem, a...
tracking img