Filosofia e os direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Direitos Humanos

e a
Filosofia


Disciplina de Filosofia

Índice


Introdução 3
Valores? Democracia? Ética? 4
Que valores promovem? 5
A relação com a Democracia 6
Fundamentos Éticos 7
Conclusão 8
Bibliografia 9
Anexos 10
Imagens relacionadas com o tema 10
Citações sobre os Direitos Humanos e a Filosofia 12
Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) 13Introdução

O nosso grupo foi imposto pela professora da disciplina de Filosofia, Ana Ramos, sendo assim, composto por quatro elementos da turma 1, do 10º ano, da Escola Secundária de Tomás Cabreira.
O tema que a professora nos concedeu, foi os Direitos Humanos e a Filosofia tendo como subtemas:
*Valores? Democracia? Ética?;
*Que valores promovem?;
*Relação com a Democracia;*Fundamentos Éticos;
A Filosofia foi criada para responder a perguntas que dizem respeito aos seres humanos e a que a Ciência ainda não tem resposta para dar. Foi assim criada por Pitágoras e utiliza como método primordial, a reflexão.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi criada pela Organização das Nações Unidas, em 10 de Dezembro de 1948, tendo como objetivos manter a Igualdade, oRespeito e a Liberdade entre todos os povos.
Perante este tema, iremos desenvolver em textos individuais cada subtema, apresentando conceitos e opiniões, e em conjunto, iremos fazer uma conclusão.


Valores? Democracia? Ética?
Os valores são algo que nós damos importância e têm um significado, existindo assim, 2 tipos de valores: os valores espirituais e os valores materiais.
Nos valoresespirituais encontram-se os valores religiosos, destacando o sagrado ou o divino, a pureza, a castidade, os valores estéticos, evidenciando a beleza, a harmonia, a graciosidade, a elegância, o horror, os valores éticos, referindo-se ao bem, à lealdade, ao altruísmo, à amizade, à honestidade, à solidariedade, à liberdade, à verdade, os valores políticos, realçando a justiça, a igualdade, aliberdade de expressão/associação/ culto, e por fim, os valores teoréticos, distinguindo o conhecimento e a validade.
Nos valores materiais temos os valores do agradável e do prazer, mencionando as sensações de prazer e de satisfação, assim como as suas fontes (comida, bebida, vestuário, etc…), os valores vitais, reportando-se à saúde, à força e à resistência física, ao vigor e à robustez, ao êxito, àfelicidade e ao amor, e os valores de utilidade (económicos), destacando o dinheiro, habitação, electrodomésticos, automóveis, meios de comunicação, vestuário e alimentos.
A Ética estuda os princípios teóricos e quer perceber quais os principais fundamentos da moral e assim conseguir perceber as acções do ser humano.
Na minha opinião, para conseguirmos sobreviver devíamos ter valores espirituaiscomo valores materiais e devemos respeitar os valores de cada um.

Que valores promovem?
A Filosofia e os Direitos Humanos promovem vários valores materiais e espirituais bastante importantes para a confraternização na sociedade respeitando todas as diferenças nela existentes.
Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), um dos valores espirituais defendido é a Liberdade, poiscada ser humano é livre de escolher o que quer para si, seja religião, pensamento, consciência ou estilo de vida, mas isto implica outro valor, o Respeito, pois a nossa Liberdade acaba quando a do outro começa, como tal, devemos respeitar e amar o próximo.
Outro valor espiritual que a DUDH promove é a Igualdade de todos os seres humanos, porque ninguém é mais do que o outro, todos os cidadãos têmos mesmos direitos e deveres independentemente da raça, nacionalidade, sexo, classe social ou qualquer outro factor. Todos têm direito à justiça e até mesmo ao descanso.
A DUDH também promove valores materiais, como por exemplo o direito à educação onde o ensino elementar é obrigatório, direito a cuidados de saúde e a alimentação.
A felicidade é igualmente um valor promovido pela Declaração dos...
tracking img