Filosofia - senso comum , bom senso e ideologia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- Comentar sobre a frase ``Todos os homens são filósofos´´ de Gramsci . - Comentar sobre a frase`` A filosofia é reaprender a ver o mundo ´ - Comentar sobre Senso Comum e Bom Senso - Comentar sobre Ideologia
Gramsci disse a frase ``Todos os homens são filósofos ´´ querendotransmitir a ideia que todo homem tem a capacidade de pensar e questionar coisas da vida. Todo homem busca um sentido para a sua existência e isso é filosofar, mas se trata de uma filosofia espontânea, que vem da linguagem, do senso comum, bom senso e da religião. Mas Antonio Gramsci diferenciou a filofia empírica e a filosofia espontânea, afirmando que apesar de todos os homens poderem pensar equestionar a sua existência o filosofo empírico é mais coerente, lógico e rigoroso, observando a historia do pensamento, os problemas e as soluções para o homem. Filosofia é o ato de pensar e questionar sobre diversas coisas, mas ninguém nasce filosofo, a filosofia nada mais é do que um trabalho continuo de pensar .
Sabe-se também que a Filosofia é uma matéria curricular de escolas e universidadesporem muito discriminada. Muitos acreditam que se trata de algo bobo e sem necessidade. Mas na verdade a Filosofia tem o objetivo de desenvolver o pensamento e o senso critico das pessoas, de forma que elas não se tornem alienadas aos problemas , a vida e a ideologia , auxiliando a passagem do senso comum ao bom senso. É oferecido então condições para que o aluno lance outro olhar sobre o mundo esobre si mesmo, introduzindo por excelência o questionamento e a duvida em todos os setores do saber e do agir humano. A Filosofia também critica a cultura e se pronuncia como discurso contra ideológico. Propicia um olhar de estranheza diante de tudo que nos parece obvio e às vezes causa um choque sobre nós. O cosmo visão que é a visão de mundo que cada indivíduo particularmente tem de sua vidase trata, por exemplo, de uma reflexão filosófica. A filosofia trata de informação, conhecimento e saberia segundo Aranha e Martins em seu livro Filosofando.
Leonardo Boff disse a seguinte frase ``Todo ponto de vista é a vista de um ponto ´´ explicando que cada individuo tem um modo de ver as coisas e para entender qual é esse modo é preciso entender a sua visão de mundo , ou seja , cosmovisãoe conhecer o lugar social de quem olha . De forma que ele disse mais `` A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam ´´. Relacionou sua ideia com a leitura e disse que cada um compreende e interpreta a partir do mundo que habita.
A frase ``A filosofia é reaprender a ver o mundo ´´ pode ser relacionada com a frase de Sartre que diz ``O importante não é o que fazem de nós , mas o que nóspróprios fazemos daquilo que fazem de nós .´´ .Quer dizer que a Filosofia nós dá oportunidade de ver como é o mundo e a partir disso definir sua existência e seus valores. Ai pode-se encaixar a frase de Leonardo Boff acima que diz que todo ponto e a vista de um ponto. A filosofia é na verdade as ideias que temos sobre o mundo, sobre a nossa cosmo visão. O homem se descobre, surge no mundo e se define.Relacionando com a frase de Sartre o homem é um ser livre e, portanto ele decide o que faz de si. Sendo livres somos responsáveis por suas ações e então não deve ser aquilo que fizeram de nos e sim nos criando a partir do que fizeram de nos . Somos o que escolhemos ser e o mais correto é ver as coisas de forma critica e filosófica. Usando sempre o bom senso e questionando tudo rigorosamente. Ohomem tem o poder de dar novos sentidos às vivencias anteriores, mudando o rumo da vida apesar do sofrimento.
Senso comum segundo Aranha e Martis é a ``primeira compreensão do mundo resultante da herança cultural fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo afetadas.´´ Se trata de algo ingênuo, não critico, fragmentário, difuso e conversador. É o conhecimento herdado...
tracking img