Filosofia comteporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE EDUCAÇÃO - ATE
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO – NUAPE
COORDENAÇÃO DO CURSO EM PSICOLOGIA
Disciplina: Fundamentos Filosóficos
Professor: Carlos Alberto Sales

PRODUÇÃO DE TEXTO:
EIXO TEMÁTICO (Filosofia Contemporânea)

TERESINA-PI, MAIO DE 2012

PRODUÇÃO DE TEXTO: EIXO TEMÁTICO (Filosofia Contemporânea)

FINALIDADE:Aprofundamento e crítica das abordagens filosóficas que serviram de base às abordagens psicológicas contemporâneas.

COMPONENTES:
Anderson Soares da Silva
João Evandro Marinho
Vitor Rafael
Wendell de Sousa


TERESINA – PI, MAIO DE 2012
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
SÍNTESE: Agrupamento da influência do materialismo, da filosofia da vida, da fenomenologia, do empirismo lógico e da filosofia daexistência. 
REPRESENTANTES: Augusto Comte (1798-1857), Karl Marx (1818-1883), Soren Aabye Kierkegaard (1813-1855), William James (1842-1910), Edmund Husserl (1859-1938), Alfred Whitehead (1861-1947), Bertrand Russel (1872-1970), Martin Heidegger (1889-1976) e Jean-Paul Sartre (1905-1980).
1. O POSITIVISMO DE COMTE
A Sociologia é a ciência da sociedade. Vem de societas (sociedade) e logos (estudo,ciência). É a ciência que estuda as estruturas sociais e as leis de seu desenvolvimento. Implica na análise do "fato social". O fato social são todas as formas de associações e as maneiras de agir, sentir e pensar, padronizadas e socialmente sancionadas.
Auguste Comte (1798-1857) criou, em 1839, o vocábulo "Sociologia". Seu objetivo era emprestar ao conhecimento da sociedade um caráter"positivo", desviando-o das concepções teológicas e metafísicas. Utiliza os métodos das ciências naturais e constrói comparativamente os fundamentos da Sociologia. Estabelece, assim, as leis invariáveis para a sociedade, da mesma forma que a física ou química. Mostra o que é a sociedade (ciência) e não o que deve ser (filosofia).
2. O MATERIALISMO DIALÉTICO E HISTÓRICO
Materialismo - Em filosofia, é aconcepção de mundo onde a matéria é o motor do universo e a idéia sua conseqüência. Materialismo histórico - doutrina do marxismo, que afirma que o modo de produção da vida material condiciona o conjunto de todos os processos da vida social, política e espiritual.
O materialismo histórico pode ser resumido da seguinte forma: numa sociedade escravagista, os escravos rebelando-se contra ossenhores, convertê-la-ia em sociedade feudalista; no Feudalismo, os vassalos insurgindo-se contra os senhores feudais, torná-la-ia uma sociedade capitalista; no Capitalismo, os proletariados lutando contra os empresários, tranformá-la-ia em sociedade comunista. O Comunismo seria uma sociedade igualitária onde não haveria a exploração do homem pelo homem.
O comunismo, para Marx, seria a sociedadeperfeita, a síntese final do processo de evolução dialética dos povos. Mesmo imbuído de boas intenções cometeu vários equívocos: não previu a divisão da propriedade corrigindo acumulação das riquezas, as novas tecnologias que aumentam a produtividade da mão de obra e a força sindical que melhora os salários. Em termos práticos, o comunismo foi implantado na Rússia e China, países pré-capitalistas: fatohistórico que nega a suplantação do capitalismo.
3. EXISTENCIALISMO
|
O grande filósofo Soren Kierkegaard. Conhecido por levar uma vida solitária e isolada, Soren Kierkegaard foi um dos fundadores da filosofia existencialista. Filho de um próspero comerciante e de uma empregada doméstica, Kierkegaard recebeu desde cedo formação religiosa luterana. Em 1830, ingressou no curso de teologia efilosofia da Universidade de Copenhague, interrompido com a morte de seu pai, em 1838. Antes, em 1837, conheceu Regine Olsen, com quem viveu uma história fabulosa. Logo após tê-la pedido em casamento, Kierkegaard desistiu de casar-se. Para justificar o rompimento, elaborou um complexo conjunto de razões, que incluíam suas crises depressivas e um histórico familiar de infortúnios e desgraças. Com o...
tracking img