Filosofia antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

Questões:

1. Por que a Igreja Católica serviu de modelo para as organizações, em suas práticas administrativas?

R. Por suaestrutura, seu método de organização por ser considera formal e eficiente e por seus princípios e normas administrativas (liderança, divisão de trabalho entre outros).

2. Sabe-se que as TeoriasAdministrativas receberam grande influência da Organização Militar. Nesse sentido, explique os seguintes conceitos praticados pelos militares:

-Princípio da Unidade de Comando
R. Cada subordinado só pode terum superior.

-Escala Hierárquica
R. Escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade.

-Centralização de Comando e Descentralização da Execução-
R. O comando das operações deguerra exigiu a extensão dos princípios até então utilizados. Isso conduziu a um planejamento e controle centralizados em paralelo a operações descentralizadas, ou seja, passou-se à centralização docomando e à descentralização da execução.
-Princípio da Direção
R. Todos tem que conhecer os objetivos da organização.

- Linha e Staff
R. linha (pessoal da operação)
Staff(pessoal de assessoriaadministrativa ou técnica)

3. Com a Revolução Industrial há grandes mudanças no processo de produção e, portanto , na vida do trabalhador que de artesão transforma-se em proletário. Nesse sentido,escreva sobre as mudanças na sociedade, no mercado consumidor e na produção, com a mecanização do trabalho.

R. Invenção de máquinas e mecanismos moveis divisão e criação de classes sociais(empresários e operários), movimentos operários, organizações, associações e sindicatos, divisão do trabalho, produção em série, urbanização.

4. Quais as ideias defendidas pelos economistas liberais ?

R.Defesa da propriedade privada, liberdade econômica (livre mercado), mínima participação dos estados nos assuntos econômicos da nação (governo limitado), igualdade perante a lei, valorização do...
tracking img