Filosofia antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Este período se divide em quatro períodos, que acompanham as alterações de pensamento da Grécia Antiga, vista no mundo ocidental como berço de sua filosofia. Eles são:

Período pré-socráticoInicia no fim do século VII a.C., pressupostamente com Tales de Mileto e vai até ao fim do século V a.C., quando a filosofia se ocupa fundamentalmente com a essência do mundo e as causas dastransformações na natureza. Por isso, este período é também chamado de período cosmológico, e os filósofos deste período são também denominados naturalistas.

A filosofia pré-socrática se diferencia dasexplicações mitológicas, pois busca explicar os fenômenos naturais com elementos na própria natureza, podendo assim ser facilmente explicada e facilmete aprendida, pois todas as explicações poderiam serentendidas, pois qualquer um podia contemplá-las observando a natureza. Os pré-socráticos derrubaram os mitos fantasiosos e os permutaram por explicações plausíveis e prováveis.

Os filósofospré-socráticos, portanto, se preocupavam muito com questões tais como qual seria o princípio (arché) do universo, aquilo a partir do qual tudo o mais teria sido originado – questão essa que hoje não maiscomparece nos debates filosóficos, constituindo antes trabalho para os físicos.

Os principais filósofos do período pré-socrático foram Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras, Parmênides, Heráclito eDemócrito.

Foi durante o período Pré-Socrático que surgiu o primeiro grande conflito da filosofia, entre as duas maiores correntes filosóficas do momento: Monismo X Mobilismo, representadosrespectivamente por ^Parmênides e os Filósofos Eleatas; e Demócrito, com a escola mobilista.

Entre as contribuições deixadas pelos filósofos naturalistas, destacam-se a teoria atômica, a matemáticapitagórica e o Teorema de Tales.

Período socrático

Inicia no fim do século V a.C., com Sócrates e cobre todo século IV a.C., quando a filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a...
tracking img