Filosofia ad1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AD1 – Filosofia

1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única,distinta da religião e do senso comum?





2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum.Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que osgregos deram à filosofia.






3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?RESPOSTAS


1) Os gregos sentiram a necessidade de inventar a filosofia para entender os povos de cada cidade que ocupavam a costa do Mediterrâneo. Entender suas rivalidades, crenças, modos de vida, eresolver problemas práticos, éticos e políticos. De acordo com Hegel, os gregos inventaram a filosofia por terem sido o primeiro povo que, ao tentar resolver seus problemas, o fez como se estivessemresolvendo os problemas de todos os seres humanos, para todos os tempos.











2) O senso comum é o saber fazer, mais do que um saber puramente teórico, sem conhecer os motivos pelosquais se faz de um jeito e nao de outro. O senso comum tem a ver com uma crença, embora não se trate dela. Diferente do conceito de filosofia dos gregos, o senso comum é o conhecimento que recebemosde uma geração para outra e que nasce do esforço que os seres humanos fazem para resolver os problemas práticos e imediatos que surgem no dia a dia. O senso comum é mais tecnico, tem mais a ver comatitudes automáticas. O problema acontece e já se sabe o que fazer por conta das técnicas herdadas do seu tempo e de sua comunidade. Exemplificando: no senso comum não se pensa porque se tem que passar amarcha do carro enquanto se esta dirigindo. Você simplesmente muda de marcha porque aquilo já lhe foi ensinado, é só executar. ( resposta na pagina 32)











3) A filosofia mantém...
tracking img