filosidica

459 palavras 2 páginas
3) Ontologia significa “estudo do ser’’. Procura determinar as categorias fundamentais e as relações do “ser enquanto ser”. No século XIX, a ontologia foi transformada por neoescolásticos na primeira ciência racional que abordava os gêneros supremos do ser. A corrente filosófica partiu da ideia de autoconsciência para recuperar a ontologia como "lógica do ser". A “prova ontológica” é uma das provas sobre a existência de Deus, a partir da necessidade de existência que se atribui a Ele como Ser infinitamente perfeito.
4)Agora a ciência edifica o que poderia ser mais próximo de algo como "conhecimento", o que antes, na modernidade ainda era construído em uma visão de futuro, pode-se dizer em poucas palavras que esta foi a base onde se constitui o conhecimento que se queria no passado.
5)Na teoria heliocêntrica o sol é o centro de tudo, na teocêntrica é o homem, sendo assim, ‘’esse não é só mais um discurso sobre o mundo de papel’’ e sim sobre a natureza e o mundo. É hora de sair da teoria e partir para as experiências , construindo um caminho pra chegar a verdade sendo controláveis os fatos.
6) Descartes pretendia fundamentar o conhecimento humano em bases sólidas e seguras (em comparação com as fundamentações do conhecimento medievais). Para tanto, questionou e colocou em dúvida todo o conhecimento aceito como correto e verdadeiro (utilizando-se assim do ceticismo como método, sem, no entanto, assumir uma posição cética). Ao pôr em dúvida todo o conhecimento que, então, julgava ter, concluiu que apenas poderia ter certeza que duvidava. Se duvidava, necessariamente então também pensava, e se pensava necessariamente existia (sinteticamente: se duvido, penso; se penso, logo existo). Por meio de um complexo raciocínio baseado em premissas e conclusões logicamente necessárias, Descartes então concluiu que podia ter certeza de que existia porque pensava.
7) Primeiramente, René Descartes criou a algebra e isto por si só revolucionou a matemática e contribuiu muito

Relacionados