Filos rotifera, gastrotricha e kinorhyncha.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filos Rotifera, Gastrotricha e Kinorhyncha.
Filo Gastrotricha
(do grego: gaster, estômago; trix, cabelo)
É um pequeno filo com cerca de 430 espécies entre marinhas e de água doce, que habitam os espaços intersticiais dos sedimentos e dos detritos superficiais, das superfícies de plantas e animais submersos e filmes de água das partículas do solo. São, portanto, animais comuns em lagoas,córrego, lagos e mares (litoral). Têm dimensões microscópicas (50µm a 1mm comprimento) na maioria, cílios na parte ventral e tufos de cílios na cabeça (anterior). O corpo em forma de pino de boliche ou de fita é achatado ventralmente e arqueado dorsalmente (figura 30). A locomoção se dá por deslizamento. Posteriormente, o tronco geralmente porta dois ou mais órgão adesivos, contendo sistemasglandulares duplos que permitem a adesão temporária ao substrato.
Celoma, sistema circulatório e de trocas gasosas ausentes.
Alimentam-se de bactérias, protistas e detritos, levados até a boca pelo batimento dos cílios bucais ou por bombeamento faríngeo. A digestão é gastrointestinal e o intestino completo com ânus subterminal.
As espécies de água doce têm um par de protonefrídios responsáveis pelaexcreção.
O sistema nervoso, com um gânglio em cada lado da faringe, é unido dorsalmente por uma comissura e um par de cordões longitudinais.
São hermafroditas ou partenogenéticos. Fato curioso ocorre na Ordem Chaetonotida:
existem somente fêmeas partenogenéticas.

Filo Rotifera
(do latim: rota, roda; ferre, carregar, portar)
O filo Rotifera contém animais comuns, conhecidos comorotíferos, que juntamente com os protozoários e crustáceos pequenos dominam o zooplâncton de água doce e são importantes na reciclagem dos nutrientes nos sistemas aquáticos. Embora existam algumas espécies marinhas e algumas que vivam em musgos, a maioria habita água doce. O filo compõe-se de cerca de 1800 espécies.
A maioria dos rotíferos tem de 0,1 a 1 mm de comprimento, somente um pouco maiscompridos que os protozoários ciliados. Porém diferentemente dos protozoários, o corpo dos rotíferos é composto de cerca de 1000 células! A maioria é de animais solitários, de vida livre ou rastejantes, embora existam animais sésseis e coloniais. O corpo é geralmente transparente, embora alguns rotíferos pareçam verdes, alaranjados, vermelhos ou marrons, devido à coloração do trato digestivo.Características diagnósticas e especiais:São bilateralmente simétricos. O corpo é alongado (forma de saco) com espessura de mais de duas camadas de células, com tecidos e órgãos. Externamente, o corpo é coberto por uma cutícula esculturada (chamada lórica). Há uma coroa de cílios na parte anterior do corpo na forma de faixas pré-oral e pós-oral, quase sempre organizadas em forma de roda (de onde derivao nome do grupo), chamada de coroa. Esta é usada na alimentação e na natação. Na 53 parte posterior, o corpo estreita-se para formar o “pé”, estreito e móvel, que pode ser retraído para dentro da lórica. O pé, que termina num par de dedos para ancorar os organismos no substrato, pode estar reduzido ou ausente em formas permanentemente planctônicas. É a contração da musculatura longitudinal quepermite a contração da coroa e pé.
A boca do rotífero é tipicamente ventral e geralmente circundada por uma parte da coroa. A faringe, ou mástax, é característica de todos os rotíferos, e sua estrutura é distintiva no filo. O mástax é geralmente oval ou alongado e altamente muscular, com grandes peças internas interconectadas, sendo utilizado tanto na captura como na trituração do alimento(figura 31).
A maioria dos rotíferos alimenta-se de material em suspensão (partículas orgânicas)
ou é predadora (ingerem protozoários, outros rotíferos, etc.), capturando sua presa por meio de um armadilha ou de sucção. O trato digestivo é completo. O sistema alimentar possui boca anterior, aparelho mandibular complexo, faringe muscular e ânus posterior abrindo-se numa cloaca comum com o...
tracking img