Descontruindo monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE CURSO (TC) – ANO 2013

Disciplina: Metodologia Científica do Trabalho de Curso (1o Semestre do Ano Letivo)
Coordenador: Profa. Mestre Ana Cristina Yamashita
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Unidade: Faculdade de Ciências Exatas e da Terra da UNIGRAN

Desconstrução de MONOGRAFIAS
MONOGRAFIA: REESTRUTURAÇÃO DO AEROPORTO REGIONAL DE DOURADOS, RENATA LEON DE SERAPIÃO, UNIGRAN,DOURADOS-MS – 2011.

1 – Título:
Os assuntos abordados na monografia ficam claros no titulo, mostrando exatamente o foco e objetivo da pesquisa, norteando a pesquisa para as infraestruturas Douradense.
Atualmente o grande assunto no discutido pelo governo federal é a importância de se ter bons aeroportos. Esta monografia busca trabalhar esse tema, mas com a visão voltada para Dourados. Pontuandoas condições em que o Aeroporto Regional de Dourados Francisco de Matos estava até o momento em que a pesquisa foi feita, 2011, e quais as mudanças para as melhorar o setor aeroportuário em Dourados.

2 – Publicação:
Publicada em 2011, a o estudo trás um tema muito irrelevante, já que o setor aeroportuária esta sendo preciso passar por mudanças drásticas devido a decadência em que se encontraa grande maioria dos aeroportos do Brasil e a superlotação dos mesmos.

3 – Bibliografia:
Evolução da aviação no Brasil, O Mercado Brasileiro de Aviação, estudos de caso de aeroportos do Brasil e Aeroportos em desenvolvimento são alguns dos assuntos pontuados na pesquisa, realizada em 37 fontes, sites, livros e revistas, datados de 1985 até 2011.

4 – Anexos:
Os mapas utilizados nasilustrações foram mapas obtidos através de software disponibilizados na internet e outros mapas demonstrativos desenvolvidos pela a própria autora, Renata Leon Serapião, para algumas demonstrações. Foram utilizados questionarias e entrevistas informais com autoridades e diretores do aeroporto regional de Dourados.

5 – Introdução:
Tendo em vista o grande crescimento do setor aeroportuário ainfraestrutura dos aeroportos brasileiros se trona insuficiente para a demanda e é assim que se encontra o aeroporto regional de Dourados. É daí que vem a importância de se estudar mudanças para tornar viável, para a demanda, o transporte aéreo em Dourados e região.

6 – Objetivos:
A proposta de reestruturação do aeroporta trás a ideia de melhoras a infraestrutura existente para proporcionar aDourados e região condições físicas e ambientais para que o Aeroporto Francisco de Matos tenha capacidade de operar em maior escala.

7 – Considerações finais/conclusões:
O projeto do terminal aéreo cumpre sues objetivos e prevê as necessidades para o município e região para até o ano 2025, segundo os estudos feitos por Renata. Na busca por um lugar agradável e que esteja dentro dos padrões que aregião exige, ela foi feliz em seus resultados, buscando conforto térmico e bem estar com o brande uso de iluminação natural.

8 – Materiais e técnicas/procedimentos metodológicos:
Através de livros, sites e periódicos servirão como embasamentos teóricos e dados que servirão de base para a elaboração de um proposta de projeto que busque beneficio. Em suas referencias bibliográficas, denote-se queos temas abordados em sua pesquisa são todos totalmente voltados para o objetivo final. Existe um estudo voltado para o papel de Dourados com relação às cidades que as rodeiam. Isso mostra em que contexto Dourados se encontra no cenário regional e qual população irá estar utilizando desses serviços.

9 – Capítulo da reformulação de problemática estudada:
Em 20 paginas e em 07 pranchas Renatafaz uma proposta arquitetônica e explica os conceitos e os espaços criados para solucionar a problemática encontrada na cidade.
A pesquisa foca na reestruturação do aeroporto, mas a pesquisa poderia ter sido mais abrangente se fosse feita nos dias atuais. Quando a pesquisa foi realizada o Aeroporto Francisco de Matos estava fora do perímetro urbano de Dourados mas hoje a situação já na é a...
tracking img