Filo cordata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filo Cordata

Abrange animais adaptados para a vida na água doce e salgada, na terra e no mar.Os Cordatos se dividem em protocordados, os cordados mais primitivos, destituído de coluna vertebral e caixa craniana e os eurocordados, mais evoluídos, pois, além de apresentarem coluna vertebral têm crânio com encéfalo.
Suas características gerais são as simetria corpórea bilateral; presença deceloma; triblásticos e segmentados.

Phylum Chordata

Covers animals adapted to llife in fresd and slat water, land andair, Thesane are divided into protochordates, the most primitivechordates, devoid of the spine and the sjull and eucordados more ecolved, because, sesides having the spine have skull with the brain.
General characteristics: bilateral body symmetry, presence ofcoelom,triblásticos amd segmented.

Sumário

Introdução………………………………………………………7
Subfilo Urocordata……………………………………………..7 Subfilo Cephalocordata………………………………………..7
Subfilo Vertebrata……………………………………………...8
Subfilo Agnata…………………………………………………..9
Peixes……………………………………………………………9
Cartilaginosos…………………………………………………..10
Elasmobranquias……………………………………………….10
Peixes Osseos………………………………………………….11Anfíbios………………………………………………………….12

Introdução:
O filo Cordata é um filo grande e diversificado de animais marinhos, dulcícolas e terrestres, que inclui ascídias, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Todos possuem uma notocorda dorsal, semelhante a uma haste, um cordão nervoso dorsal e fendas faríngeas, pelo menos em alguma fase de sua vida (algumas destas características são encontradas apenas nos estágios embrionários de alguns cordados).Animais de simetria bilateral, triblásticos, enterocelomados, deuterostômios.
Apresentam, com exclusividade, durante seu desenvolvimento:
* Fendas na faringe ou fendas branquiais.
* Notocorda ou Corda dorsalis que poderá ser substituída pela coluna vertebral.
* Tubo nervoso dorsal. Nos invertebrados há cordões nervosos, não tubo !
* Cauda (região do corpo, prolongada além do orifícioretal).
Os cordados constituem um filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes. Entre estes se incluem a ascídia e o anfioxo (cordados primitivos), além dos diferentes grupos de animais vertebrados: peixes, anfibios, répteis, aves e mamíferos.
O agrupamento de organismos tão diversos em um único filo baseia-se principalmente em aspectos dodesenvolvimento embrionário. Na fase de nêurula todos os cordados exibem o mesmo padrão básico de organização do corpo, sendo possível identificar as três estruturas que caracterizam o grupo: notocorda, fendas branquias e tubo nervoso dorsal.

1. Subfilo Urucordata:

Os urocordatas ou tunicados são animais marinhos que se alimentam por filtração. O nome tunicados foi dado por apresentarem umaespécie de túnica semelhante a celulose. Podem ser solitários, coloniais ou em grupos em volta de uma única túnica. 

Sua única característica são as fendas branquiais na faringe, pois sua corda dorsal desaparece e o tubo nervoso é reduzido a um gânglio dorsal. Sofrem, dessa forma, metamorfoses regressivas onde alguns órgãos desaparecem e outros diminuem. 

Normalmente, são hermafroditas comreprodução sexuada ou assexuada por gemulação. O sangue possui células nefrócitas que funciona como rins, vanadócitas que acumula metais repelindo predadores ou organismos sésseis, amebócitos, linfócitos e células multipotentes. 

2. Subfilo Cephalocordata:
O subfilo cephalochordata ou cefalocordados são um pequeno grupo de animais que se parecem peixes chamados anfioxos. Vivem enterrados na areiade costas temperadas e tropicais durante o dia e ao entardecer, nadam ativamente em busca de alimento. 

Acredita-se que são peixes degenerados e ancestrais de algum animal tunicado. 

Possuem de 5 a 10 cm de comprimento tendo seu corpo translúcido, alongado, achatado lateralmente e afilado nas extremidades. Tem duas barbatanas baixas que são sustentadas...
tracking img