Filmografia charles chaplin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE

Introdução .......................................................................................................... 2
Filmografia de Charlie Chaplin ........................................................................... 3
Filmes feitos nos estúdios Keystone .................................................................. 4
Filmes feitos nos estúdios Essanay................................................................... 5
Filmes feitos nos estúdios Mutual ...................................................................... 5
Filmes feitos nos estúdios First National ........................................................... 6
Filmes feitos nos estúdios United Artists ........................................................... 6
Filmes feitos nosestúdios Britânico Productions ............................................... 6
Conclusão .......................................................................................................... 7
Referências ........................................................................................................ 8

INTRODUÇÃO
Chaplin nasceu em Londres e iniciou sua carreira como mímico, fazendoexcursões para apresentar sua arte. Em 1913, durante uma de suas viagens pelo mundo, este grande ator conheceu o cineasta Mack Sennett, em Nova York (Estados Unidos), que o contratou para estrelar seus filmes. Charlie Chaplin, considerado uma das estrelas mais crucial dos primeiros dias de Hollywood, viveu uma vida interessante, tanto em seus filmes quanto atrás das câmeras.

FILMOGRAFIA DECHARLIE CHAPLIN

Chaplin subiu ao palco pela primeira vez aos 5 anos, em 1894, quando representou no music halldiante de sua mãe, que lhe ensinou a cantar e a representar. Ainda criança ele esteve de cama por duas semanas devido a uma séria doença quando, à noite, sua mãe sentava-se na janela e representava o que acontecia fora de casa. Em 1900, com 11 anos, ele conseguiu com a ajuda do irmão o papelcômico do gato em uma pantomima, Cinderela no "London Hippodrome". Na Companhia de Karno estava Arthur Stanley Jefferson, que se tornaria conhecido e amado como Stan Laurel, o magro da conhecida dupla O Gordo e o Magro. Chaplin e Laurel preferiram compartilhar um quarto em uma pensão. A atuação de Chaplin foi eventualmente vista pelo produtor de filmes Mack Sennett, que o contratou para seuestúdio, o Keystone Film Company.
Em 1919, fundou o estúdio United Artists com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith. Apesar de filmes falados terem se popularizado em 1927, Chaplin resistiu a usá-los até o final da 1930. Tempos Modernos foi sonorizado, embora praticamente não tenha personagens com falas, apenas Charles, que, em uma de suas cenas finais canta num restaurante, mas umacanção totalmente em mímica, onde os versos não significa nada pois a personagem havia esquecido sua letra, incapaz de decorá-la.
O Grande Ditador (The Great Dictator, 1940) foi o seu primeiro filme com falas. Foi, também, uma afronta a Adolf Hitler e ao fascismo que reinava na época. Foi filmado e lançado nos Estados Unidos um ano antes da entrada do país na Guerra. O papel de Chaplin era duplo: o deAdenoid Hynkel, clara alusão ao nome de Hitler, e de um barbeiro judeu. Hitler era um grande fã de filmes, e sabe-se que ele tenha visto o filme duas vezes (segundo registros de seu cinema particular). Após o descobrimento do Holocausto, Charlie informou que não conseguiria brincar com o regime nazista como brincou no filme se soubesse da extensão do problema.
O posicionamento político de Chaplinsempre foi esquerdista, quando não, da extrema esquerda. Vários de seus filmes seguiram essa tendência, principalmente Tempos Modernos (Modern Times, 1936), que foi uma crítica à situação da classe operária e dos pobres em geral.

Filmes feitos nos estúdios Keystone
* Fazendo a vida (1914)
* Raças Auto Kid em Veneza (1914)
* Estranha situação de Mabel (1914)
* Entre Chuva...
tracking img