Filmes radiograficos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Ensino Alternativa
Introdução a Radiologia
Professor Guilherme
Turma IX
Kely C. Panzenhagen

Filmes Radiográficos



Chapecó-SC outubro de 2012.
Filmes radiográficos
Os filmes radiográficos são constituídos por 4 camadas:
Camada de revestimento é constituída de um material que ofereceproteção física contra rachaduras durante o manuseio e o processamento.
Base ou suporte a base ou suporte do filme é feita de um material poliéster transparente, que tem entre 150 a 200 um (micras) de espessura e fornece o grau adequado de força, rigidez, boa estabilidade dimensional e absorve puoca água.
Camada adesiva é uma substância de pouca espessura aplicada sobre a base do filme,possibilitando uma perfeita união entre ela e a emulsão.
Emulsão é uma gelatina composta de inúmeros microcristais de brometo de prata ou grãos fotográficos diminutos de haleto de prata (composto de prata e bromo, cloro ou iodo) suspensos na substancia. Os microcristais possuem um formato quase plano e triangular e se mantêm unidos em uma estrutura cúbica, por um efeito de atração elétrica.
Essa camadapossui substâncias sensíveis à luz com comprimento de ondas grandes, em gelatina dispersa, o principal componente químico presente nessa camada é o sal de brometo de prata. Nessa camada é que se origina a imagem radiográfica conhecida como ponto sensível ou agrupamento de átomos de prata sensibilizados pela luz emitida do écran.
Gelatina
Recobre em geral os dois lados da base dos filmes de usogeral na radiologia e apresenta-se em camadas de aproximadamente 5 a 10 um (micras) de espessura. Esse duplo revestimento diminui a exposição radiológica, reduzindo a radiação recebida pelo cliente.
A gelatina desempenha muitas funções importantes, além de agir como um veículo para manter o composto de prata na forma de microcristais de haleto de prata uniformemente distribuídos.
Existem muitostipos de filmes radiográficos, pois cada vez mais novos produtos estão no mercado em função das recomendações da ICRP (Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação), a tendência é de se buscar técnicas modernas visando diminuir ao máximo a carga sobre o cliente, com isto, a industria radiológica tende a produzir filmes mais rápidos, de melhor resolução e de adaptação e diversas condições(químicos, processadora...)
São assim classificados:
Radiação
É a imagem formada através dos raios x, também classificada por originar-se da radiologia convencional. Nesse caso estão todos os filmes radiológicos comuns, os quais dependem da luz intensificada vinda do par de écrans.
Imagem gerada por vídeo laser
Quando a imagem do filme é gerada por um monitor (casos da ultrassonografia) oupor canhão laser (casos como tomografia e ressonância magnética), não necessita de écran, pois recebe luz diretamente do monitor ou de canhão laser (responsável pela construção da imagem).
Filmes monoblocados
São filmes também conhecidos por monoemulsionados ou monocapas. Possuem emulsão apenas de um lado, enquanto o outro é formado pela base. Muito utilizado em tomografia computadorizada,ultrassom e ressonância magnética.
Filmes biblocados
Possuem emulsão dos dois lados e também são chamados de biemulsionados ou bicapas. São utilizados para raio x convencionais.
Filmes especiais de mamografia
Os filmes de mamografia são realmente a maior preocupação para os fabricantes de filmes. Isso ocorre porque as mamografias exigem um alto contraste e também uma boa resolução, devido àrepresentação de pequenas calcificações espalhadas na mama. Por esse motivo, as industrias de filmes procuram compensar a sensibilidade com a resolução, já que ambas são opostas entre si.
A emulsão de um filme mamográfico é a mais densa, e combinado com o écran de média velocidade permite uma imagem de melhor qualidade para diagnóstico. Entretanto, por ter necessidade de uma dose elevada, foram...
tracking img