Filmes radiograficos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aprendendo com as teorias da motivação
As teorias motivacionais me fazem acreditar que, quando as pessoas realizam um trabalho, seja ele qual for - jardinagem, modelo de nave espacial, decisão mercadológica -, colocam nele seu raciocínio, sua emoção, sua capacidade motora, enfim, a pessoa coloca-se no trabalho. Produto e produtor não se separam. Com esse sentido que aqui estou dando, o trabalhopertence à pessoa que nele colocou seu esforço.
Por outro lado, é natural do ser humano gostar de sentir-se importante, de ser reconhecido. Se é assim, ele vai buscar a recompensa por aquele esforço que fez.
Quando o reconhecimento não se dá, ocorre a frustração, o vazio e o ser humano não pode experimentar o vazio. Então, ele vai buscar preenchê-la. Como? Por meio de mecanismos de defesa que,quase sempre, são inconscientes. Embora no fundo todos tenham um componente psicológico, posso agrupá-los em quatro ordens: psicológicos, sociológicos, químicos e tecnológicos. Você pode discriminar cada uma dessas ordens? Eis minha discriminação, meu detalhamento, acerca das ordens psicológicas, sociológicas, químicas e tecnológicas dos mecanismos de defesa.
Veja se ele coincide com o quevocê apontou.
Mecanismos de defesa psicológicos são, por exemplo, a racionalização, a fantasia, a projeção, o deslocamento, o simbolismo, a sublimação, o isolamento, a compensação, a regressão, a apatia, a generalização, a somatização. Vamos ver o que significa cada um deles?
Racionalização é uma justificativa que se dá para o que se sente ou se faz. Aplica-se sob medida a esse mecanismo a fábulade La Fontaine, A raposa e as uvas. A raposa queria comer as uvas que estavam na videira, lá no alto, mas não podia alcançá-Ias. Então, racionalizou: Também, eu não queria. Elas estão verdes. Contam também um caso de alguém que comprou um bilhete da loteca, certo de que iria ganhar. Afinal, até sonhou que estava dirigindo um Mercedes Benz ... Não ganhou. Racionalizou: Ser rico é chato.
Fantasiaé um devaneio, é a troca do mundo que temos por aquele com o qual sonhamos. Minha fantasia? Um mundo de paz.
Projeção é vermos nos outros coisas que, em verdade, são nossas. Como diria Peter Senge." "O inimigo está lá fora." Por exemplo: uma pessoa tinha um talento incrível para chegar atrasado, esquecer tarefas, fazê-Ias mal. Foi transferido. Projetou: "Meu chefe me persegue."
Deslocamentoocorre quando uma emoção associada a uma ideia que é para nós inaceitável transfere-se para outra, aceitável. Por exemplo: quero matar meu chefe. Não posso. Afinal, dizem que os presídios não são bons lugares para se morar. Que faço? Grito com meu marido, chuto meu cachorro,
atiro um prato na parede.
Simbolismo é a expressão do incômodo psicológico causado por um fato, por meio de umcomportamento que representa tal incômodo. Por exemplo: a criança que vai ganhar um irmãozinho volta a chupar o dedo;
uma mulher, sofrendo assédio sexual e sentindo enorme desdém por quem a assedia, cospe no chão.
Sublimação ocorre quando a energia é descarregada em ações socialmente aceitáveis. Por exemplo: quero ter filhos, não posso porque não sou casada e tenho os valores de uma época em que não sepensava em reprodutor e produção independente, então, crio gatos.
Isolamento revela-se no "estar só na multidão". É o caso, por exemplo, daquela pessoa que, nas situações menos propícias a isso, pega um livro e, na leitura, isola-se do mundo que acerca. Ou daquela que permanece de óculos escuros, ainda por cima sem grau, no interior de uma sala de reuniões.

Compensação é um mecanismo quepermite cobrir deficiências pelo desenvolvimento de outras capacidades. Outro dia, até me contaram o caso de uma moça que era ruim de redação, mas compensava com a letra bonita que possuía, muito requisitada quando a tarefa era subscrever convites de casamento.
Regressão significa não comportar-se de acordo com a idade que tem. Conheço um gerente que, toda vez que é contrariado, bate o pezinho...
tracking img