Filme o Ultimo dos moicanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Municipal Carmelita Carvalho Garcia
Disciplina História – Professora Maria Isabel

Atividade sobre o filme “O último dos moicanos”

Guerra dos sete anos
O filme está contextualizado àGuerra dos Sete Anos. Conflito entre Inglaterra e França, de 1756 a 1763, que se alastra do território norte-americano ao continente europeu. Vários fatores desencadearam a guerra: a preocupação daspotências europeias com o crescente prestígio e poderio de Frederico II, o Grande, Rei da Prússia; as disputas entre a Áustria e a Prússia pela posse da Silésia, província oriental alemã, que passara aodomínio prussiano em 1742 durante a guerra de sucessão austríaca; e a disputa entre a Grã-Bretanha e a França pelo controle comercial e marítimo das colônias das Índias e da América do Norte. Tambémfoi motivada pela disputa por territórios situados na África, Ásia e América do Norte.
Em reação, tropas da França aliam-se a tribos indígenas e atacam as 13 colônias inglesas da região. Diante dainvestida francesa, estas são obrigadas a unir-se à Coroa britânica, deixando de lado os atritos comerciais com a metrópole.
Na Europa, a guerra propaga-se em razão do êxito inicial francês sobre ascolônias norte-americanas. A Inglaterra junta-se à Prússia e bloqueia os portos franceses. Os ingleses apoderam-se de Quebec e de Montreal, conquistando até a região dos Grandes Lagos. Dominam ainda osterritórios franceses nas Antilhas, na África e na Índia. Em consequência, a Inglaterra submete grande parte do Império colonial francês, especialmente as terras a oeste das colôniasnorte-americanas. A França cede à Inglaterra o Canadá, o Cabo Bretão, o Senegal e a Gâmbia e, à Espanha – que entra na guerra em 1761 –, a Louisiana. A Espanha, por sua vez, cede a Flórida aos ingleses.
Apesar detriunfante, a Inglaterra está em péssima situação financeira. Em Londres, o Parlamento decide penalizar os colonos com parte dos custos da guerra. Alega que foi insuficiente o fornecimento de homens e...