Filme a onda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPTAÇÃO DIGITAL/ MONTAGEM DIGITAL/ FINALIZAÇÃO FOTOQUÍMICA



INTRODUÇÂO

O projeto fílmico apresentado foi captado em digital, e segundo a solicitação do cliente deve ser finalizado em película para a exibição em cinemas convencionais, visando uma edição de qualidade e com menor custo. Por isso o editor orçará para o cliente os gastos, dentro das especificações exigidas, devendo alertá-losobre o que é ou não viável.

Há muitas considerações a serem feitas, desde o formato do filme, o programa que será utilizado, os custos no laboratório, porém todas as decisões vão depender de quando o cliente pode pagar.




PRIMEIROS PASSOS

O editor, se reunirá com o cliente, e ficará a par das necessidades do mesmo.


VERBA

A primeira informação que um editor necessita é sabera verba disponível, assim ele saberá com o que trabalhar, e assim poderá escolher as opções que mais se enquadrem. Os programas mais indicados, soluções alternativas para o caso de pouco orçamento, etc.
CAPTAÇÃO

A próxima informação que um editor precisa sobre um projeto fílmico, é saber qual o tipo de captação foi feita, sendo ou digital, ou fotoquímica. O cliente informa que o filme foicaptado em digital, este fato indica rapidez e menor custos em alguns processos da pós-produção, já que não se tratando de película, não será necessário, revelar, telecinar, e digitalizar. Parte-se então para a montagem digital.



MONTAGEM DIGITAL

Com o filme em mãos e as decisões do cliente em mente, o editor começa a trabalhar. O diretor geralmente está presente durante todo o processo.IDENTIFICAÇÃO

Tendo que o filme a ser editado estará em digital, o próximo passo na pós-produção é saber em qual formato digital ele estará, isso já deverá ser informado pelo cliente no inicio para toda a prospecção dos gastos.

Há muitos formatos digitais diferentes, conhecer o formato com o qual trabalhará, permite ao editor selecionar o melhor programa para a edição, já que cada programautiliza certo numero de codecs, decodificadores digitais responsáveis por fazer a leitura dos arquivos, sabendo o formato, se sabe os codecs necessários, desta forma se pode escolher o programa apropriado. Os formatos mais comuns são: MOV, MPEG, AVI, WMV, RM, DIVX, SWF, DVD, VCD, etc. Algumas vezes os projetos podem vir salvos em mais de um formato.

Dos programas mais utilizados destacam-se :AVID, Premiere e FinalCut. O orçamento do projeto também implicará na escolha do programa, já que os preços variam, dependendo da verba, pode-se usar programas de edição alternativos.

SINCRONIZAÇÂO

Nesta etapa o editor transforma todas as partes do filme em um mesmo formato, geralmente o que estiver em maior quantidade, ou o que garanta melhor qualidade, de acordo com o programa a serutilizado.

Esta decisão pode variar de acordo com o orçamento do projeto. Após isso o filme é ordenado.

ORDENAÇÂO
Após a identificação e sincronização o filme é ordenado, de forma imprimir ritmo e harmonia nos cortes de cada plano, de tal maneira que as mudanças de um plano para outro fiquem tão naturais que passem despercebidas. Passa-se então para o processo de escolher realmente o que vai e oque não vai, a seleção dos planos mais importantes para o equilíbrio da história.
SELEÇÃO

Selecionam-se os planos realmente necessários, e monta-se a time line com todos eles em ordem. E assim chega o momento do editor começar a ajustar o filme, fazendo cortes necessários para o ritmo, continuidade, e tempo.

1° Corte, 2°, 3°...

Depois de importar o material para os computadores, começaentão o seu primeiro corte chamado de "corte largo". Após as filmagens concluídas, o diretor assiste ao material pré-montado. Após a sua aprovação começa então a montagem propriamente dita. Mudam-se seqüências de lugar, são encontradas soluções de linguagem obtidas em laboratório (fusões, congelamentos etc.). E finalmente dá-se o 2º corte. Aprovado pelo diretor, começam então, o corte final, "o...
tracking img