Filme a onda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A onda

Sinopse: O professor Rainer Wenger, adepto de pensamentos anarquistas, é encarregado de dar aulas sobre ditaduras. Então, entre os alunos, surge uma questão sobre o que leva as pessoas aapoiarem este tipo de governo. Partindo desta ideia, ele decide submeter os alunos a uma experiência pouco ortodoxa. Mas ela acaba saindo do controle. Baseado em fatos. 

Em 1º de setembro de 2009 iráse completar 70 anos que o exército alemão invadiu a Polônia, desencadeando a Segunda Guerra Mundial, sendo contada e recontada à exaustão no cinema, tornado-se um quase certo sucesso de bilheteria. Mais do que as questões militares e todo o imaginário construído sobre essa guerra, o que mais fascina as pessoas ao redor do mundo que tem o mínimo de noção de história são as atrocidadescometidas pelo nazi-fascismo sempre seguida pela pergunta: “como isso pode acontecer?” 

Não é uma pergunta com uma reposta simples, ou com apenas uma resposta, mas o filme A Onda (Die Welle) faz umareflexão sobre o assunto de forma interessante. 

Baseado em uma experiência desenvolvida por um professor de história de Cubberley High School, em Palo Alto, Califórnia, no ano de 1967, este relato foitransformado em livro, em filme para TV americana nos anos 1980. Agora, às vésperas dos 70 anos da ofensiva alemã contra a Polônia, o caso é transportado para a Alemanha do século XXI que dáatualidade ao tema. 

O ponto positivo dessa produção alemã, além do excelente elenco, é a busca de não demonizar explicitamente o nazismo, mas levar o expectador a pensar sobre o porquê de muitas ditadurasserem referendadas pela população. 

A primeira impressão que algum desavisado pode ter seria de que este tipo de governo pode trazer alguma solução aparentemente imediata, mas vale ressaltar que ofilme ao demonstrar os discursos vazios, as palavras de ordem e os símbolos possuem a função de manipular as pessoas para que um determinado grupo tenha o Poder. 

Outra coisa legal do filme é a...
tracking img