Filme tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Omni
Curso de Administração
Disciplina: Introdução a Administração
Turma: 1° Período / 2012-1
Professor: Pando Angeloff Pandeff

FILME: TEMPOS MODERNOS

Alunos (as):
Beatriz Andrade
Gabrielle Barbosa
Grazielle Chagas
Regiane Pimenta
Tamires Sodré

Itaboraí, 19/03/2012
1. Fazer uma breve introdução, descrevendo em que estavam baseadosos princípios gerais da: Administração Científica, Clássica e da Escola de Relações Humanas.
Resposta:
Administração Científica: seus princípios se baseiam em: Planejar todos os procedimentos na produção; Preparação dos operários com o máximo de qualificação em uma determinada função; Os trabalhos eram realizados conforme os métodos testados anteriormente; Distribuição e divisão do trabalho eda responsabilidade para garantir a melhor produção possível.
Administração Clássica: seus princípios se baseiam em: divisão do trabalho; Autoridade e responsabilidade; as ordens serão dadas por apenas uma pessoa ou setor; Unidade de direção; Norma única de conduta para todo o grupo; O interesse passa ser apenas um, o do grupo; Remuneração satisfatória de ambas as partes; Decisões centralizadas,mantendo a coerência da unidade de comando; Hierarquia rígida; Todas as ordens deveriam ser cumpridas; A justiça deve prevalecer no ambiente; Evitar rotatividade dos funcionários, pois mudanças constantes são prejudiciais à empresa; Todo plano traçado deve ser cumprido; Espirito de equipe.
Escola de Relações Humanas: seus princípios se baseiam em: O nível de produção é resultante dasatisfação e interação social; Os trabalhadores não reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros da equipe; Eram visualizados dentro das organizações grupos informais, que definiam suas regras de comportamento, suas formas de recompensa, tomada de decisões do grupo estilo de liderança; Os trabalhadores dentro das organizações interagem em grupos sociais; Os aspectos emocionais passam a mereceratenção especial.

2. Descrever os tipos de organizações que podem ser percebidas no filme, as relações de trabalho e aspectos sociais da época.
Resposta:
Tipos de organizações percebidas no filme: Funções técnicas que é a própria produção; Percebe-se também o uso de funções comerciais, compra e venda, na cena em que o vendedor mecânico tenta vender uma maquina alimentadora.
Relações detrabalho: a empresa tinha uma clara relação de exploração com o operário, ele não era remunerado adequadamente, era submetido a longas cargas de trabalho uma vez que as empresas os viam apenas como uma engrenagem da empresa.
Aspectos sociais da época: com o processo de industrialização houve um aumento da população, e com isso a falta de emprego, já que ao poucos os operários estavam sendosubstituídos pelas maquinas, ocasionando greves e tumultos por parte dos desempregados, camadas mais baixas da população também sofriam com miséria e fome.

3. Destacar pontos relevantes das Teorias apresentadas em sala (Teoria Científica, Teoria Clássica e Escola de Relações Humanas) e que são mostradas no filme.
Resposta:
* A Fábrica do filme não visava o bem físico e mental do operário;
* Cadafuncionário é visto como mera engrenagem na empresa desrespeitando assim sua condição humana;
* Desvalorização da vida do operário, quando usa o mesmo para um teste na “maquina alimentadora”;
* O operário realiza tarefas repetitivas e monótonas, sem ter o luxo de se cansar;

4. Identificar quais as formas de mobilização social que o filme apresenta.
Resposta:
Tipo de mobilizaçãopercebida no filme é a greve. Apresentada no inicio do filme a mobilização que se opõe ao regime Capitalista, todos estavam unidos em prol de um único interesse, melhorias das condições sociais vividas na época. Enquanto as máquinas iam ganhando espaço nas fabricas os homens iam perdendo, só quem tivesse qualificação desejada permanecia empregado, desencadeando tumultos e greves por parte dos...
tracking img