Filme nell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra "cultura", que começou por ser apenas sinónimo de agricultura ainda no fim do século XI, tem evoluido muito ao longo do tempo. Nos dias de hoje, podemos afirmar que tem um valor pluridimensional pois abarca um conjunto variado de significados, como civilização, património social e desenvolvimento espiritual - este último remete-nos para meados do século XVI, quando a expressão "culturade espírito" começa a ser empregada pelos humanistas do Renascimento. Contudo, e apesar de não existir uma definição concreta de "cultura", podemos defini-la como um conjunto ligado de maneiras mais ou menos formalizadas de agir, pensar e sentir que são comuns a um grupo de indivíduos. A cultura determina, por isso, os valores e as crenças das pessoas assim como os seus comportamentos esentimentos. Ora, é importante de salientar que a cultura é um fenómeno exclusivo do ser humano e representa tudo o que nele não é inato - "quando o Homem nasce, é apenas um ser biológico, culturalmente em branco". Ou seja, a cultura é aprendida ao longo da socialização por cada indivíduo e não herdada geneticamente, permitindo com que este vá interiorizando os elementos socioculturais do meio em que estáinserido à medida que vai crescendo. Existem, deste modo, diversas culturas e não uma única, visto que variam tanto no tempo - variam de acordo com as épocas e momentos históricos em que ocorrem - como no espaço - variam de lugar para lugar.
O filme "Nell" constitui um bom exemplo quanto ao facto do próprio ser humano ser um agente produtor de cultura. Este filme, produzido em 1994, retrata avida de uma mulher com cerca de 30 anos de idade que foi criada pela sua mãe numa floresta, longe da sociedade e da civilização. Nell, assim se chamava a personagem que deu nome ao filme, apenas havia tido contacto, ao longo dos seus anos de vida, com a sua progenitora e com a sua irmã gémea que falecera ainda em criança. A mãe de Nell era, desta forma, o seu único agente socializador que lhe foitransmitindo um conjunto de valores que lhe eram próprios e não partilhados com outros indivíduos. Por outras palavras, a cultura de Nell e os seus valores e aprendizagens não eram comuns às de um indivíduo exterior àquela realidade. Temos aqui o exemplo de que a cultura varia consoante o tempo e o espaço e também a prova de que o ser humano para além de ser produto de cultura, é igualmenteprodutor, gerador da mesma.
Tendo sido criada em tal ambiente e sobre forma tão peculiar, Nell desenvolveu formas de comportamento e formas de se expressar únicas. Possuía, por assim dizer, um dialeto próprio, inspirado nas dificuldades de fala da mãe. Rapidamente se tornou alvo de uma estrondosa curiosidade por parte de médicos, psicólogos entre outros profissionais, e o filme desenvolve-se sobretudoem redor de questões como "Poderia ser Nell considerada autista, deficiente mental ou louca?" e "Seria ela capaz de viver sozinha na floresta após o falecimento da sua mãe e única companhia, ou deveria ser internada?". É neste momento que nos surgem duas personagens com uma visão claramente oposta. Durante três meses, o Dr. Lovell e a Drª Paula, observaram Nell e a maneira como esta serelacionava com a natureza ao seu redor. Apesar das suas ideias iniciais quanto ao futuro de Nell, tanto o médico como a psicóloga chegaram à conclusão de que a "mulher selvagem" - como muitos a chamavam - não tinha uma personalidade periculosa, não se apresentando, por isso, como um perigo para os outros. E não era, da mesma forma, um ser humano incapacitado apesar da maneira de interagir com o mundo à suavolta ser completamente distinta daqueles que a observavam. Consideramos, então, que neste filme existe uma diversidade cultural. Os padrões culturais, ou seja, o conjunto de comportamentos, práticas, crenças e valores que tanto o médico como a psicóloga apresentavam, não eram comuns ao de Nell. No entanto, eram partilhados com outros membros da sua cultura - neste caso, a cultura em causa era...
tracking img