Fillipo brunne

867 palavras 4 páginas
leschi
FILIPPO BRUNELLESCHI

As bases da estética renascentista foram lançadas por dois artistas florentinos: Masaccio na pintura e Brunelleschi na arquitetura, considerados os pioneiros da nova linguagem.
Filippo Brunelleschi nasceu em Florença em 1377 e iniciou sua carreira artística como ourives e escultor.
Em 1401 participou, com o painel "O sacrifício de Abraão"- ponto alto de sua carreira de escultor- do concurso para a realização dos relevos sem bronze da porta do batistério de Florença. Decepcionado com o resultado do concurso, ganho por Lorenzo Ghiberti, decidiu dedicar-se à arquitetura. Acredita-se que nesse mesmo ano tenha viajado com o escultor Donatello para Roma, onde estudaram os princípios da escultura e arquitetura clássicas.

Ficha técnica da obra
Autor: Filippo Brunelleschi
Obra: Cúpula da Catedral de Florença Santa Maria del Fiori
Período de construção da obra: 1296 - 1436
Local: Florença - Toscana - Itália

Brunelleschi ao descobrir a perspectiva linear, será o primeiro arquiteto a pensar e conceber a arquitetura como espaço. Esta ciência irá constituir a base nova das artes que têm o desenho como princípio.
A construção da cúpula poderia ser executada sem qualquer tipo de armadura de madeira, mas através da utilização de uma série de concêntricos e autoportantes anéis em pedras (arenito) reforçados em sua parte externa com correntes de ferro.
Desta forma esses anéis protegeriam a estrutura contra esforços laterais durante a fase de construção. Considerada por muitos uma solução inviável, esta solução foi sustentada por Brunelleschi até que fosse aceita.
Convergindo ao pico da cúpula, com aproximadamente 90 metros de altura, as principais pilastras se encontravam circundando um seraglio (pedra principal circundada por pequenas janelas), o qual ainda suportava a oca lanterna de mármore e ainda um telhado cônico.
O grande peso da cúpula, através da rede de nervuras, era levado até a base do octógono, sendo que as 24 nervuras

Relacionados