Figuras de linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 2
2. DESENVOLIMENTO 3
3. COMPARAÇÃO 3
4. METÁFORA 4
5. HIPÉRBOLE 5
6. ANTÍTESE 6
7. PROSOPOPEIA 7
8. ANTONOMÁSIA 8
9. CATACRESE 9
10. EUFENISMO 10
11. DISFEMISMO 11
12. IRONIA 12
13. ONOMATOPEIA 13
14. METONÍMIA 1415. CONCLUSÃO 17
16. REFERÊNCIAS BIBLIGRAFICAS 18

INTRODUÇÂO

As figuras de linguagem estudam os processos de manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras. Além disso, estabelece princípios capazes de explicar as escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos sociais no que se refere ao uso dalíngua.
As figuras de linguagem também consistem no emprego de um termo com sentido diferente daquele formalmente empregado, a fim de se conseguir um efeito mais significativo na comunicação. São empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. É um recurso linguístico para divulgar conhecimentos comuns de formas diferentes, conferindo originalidade, emotividade ou poeticidadeao discurso.

DESENVOLVIMENTO

COMPARAÇÃO
Ocorre comparação quando se estabelece aproximação entre dois elementos que se identificam, ligados por conectivos comparativos explícitos - feito, assim como, tal, como, tal qual, tal como, qual, que nem - e alguns verbos - parecer, assemelhar-se e outros.
Exemplos: “Amou daquela vez como se fosse máquina”.
“Beijou sua mulhercomo se fosse lógico”
Comparação simples e uma comparação entre dois elementos de um mesmo universo. E muito comum compararmos as coisas que nos rodeiam. Frequentemente dizemos que tal coisa e melhor que outra, que fulano e mais simpático do que beltrano assim por diante. Comparar e uma forma de organizar nossas experiências no mundo.
Sempre que temos que escolher alguma coisa, fazemos umacomparação antes tomar a decisão. E essa comparação é feita muitas vezes sem que percebamos. Por exemplo, quando vamos a um restaurante. No cardápio, temos agrupados as bebidas, pratos, as sobremesas. Olhamos o grupo das bebidas, comparamos e escolhemos a que mais nos agrada; o mesmo acontece em relação aos pratos e as sobremesas. E para escolher, utilizamos os nossos critérios . Se temos poucodinheiro, o critério será o preço. Se estivermos com muita fome, provavelmente escolheremos o prato pelo seu tamanho.
Exemplos:
Este time joga melhor do que aquele.
Um fusca é menos espaçoso do que um Opala.
Cristina ë tão estudiosa quanto Paula.
O meu caderno tem mais páginas do que o seu

METÁFORA
Ocorre metáfora quando um termo substitui outro através de uma relação de semelhançaresultante da subjetividade de quem a cria. A metáfora também pode ser entendida como uma comparação abreviada, em que o conectivo não está expresso, mas subentendido.
Exemplo: "Supondo o espírito humano uma vasta concha, o meu fim, Sr. Soares, é ver se podem extrair pérolas, que é a razão".
Metáfora é a figura de palavra em que um termo substitui outro em vista de uma relação de semelhança entre oselementos que esses termos designam. Essa semelhança é resultado da imaginação, da subjetividade de quem cria a metáfora. A metáfora também pode ser entendida como uma comparação abreviada, em que o conectivo comparativo não está expresso, mas subentendido.
Na comparação metafórica (ou símile), um elemento A é comparado a um elemento B através de um conectivo comparativo (como, assim como, que nem,qual, feito etc. ). Muitas vezes a comparação metafórica traz expressa no próprio enunciado a qualidade comum aos dois elementos:
Comparação metafórica ou símile é uma comparação entre dois elementos de universos diferentes. pois elas dependem mui to do sujeito que as enuncia - da sua sensibilidade, do s estado de espírito, da sua experiência, etc .
Exeplos:
Caminhar pisando ovos
Esta...
tracking img