Figuras de linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FIGURAS DE LINGUAGEM – BREVE RESUMO

I COMPARAÇÃO(símile): Aproximação de dois seres por se perceber uma característica comum entre eles, com a presença de elos de conexão gramaticais( como, talqual, semelhante a, que nem, etc). Ex.: “O mar canta como um canário” (Oswald de Andrade)
II METÁFORA: A depreensão de uma característica comum determina o uso de uma palavra em lugar de outra. Seriauma comparação sem os elos gramaticais. Ex.: “Veja bem / Nosso caso é uma porta entreaberta” (Gonzaguinha) Ex.2 (ATENÇÃO) “Já conheço as pedras do caminho”(Tom Jobim/Chico Buarque)
IIIMETONÍMIA(sinédoque): Substituição de uma palavra por outra por haver entre elas uma associação de significado, um vínculo lógico. Exs.: Ler Jorge Amado; Beber três copos de leite etc.
IV PERÍFRASE(antonomásia):Substituição de um nome por outro ou por expresão que facilmente o identifique. Exs.: O maior estádio do mundo(Maracanã); A cidade luz(Paris); O Boca do Inferno(Gregório de Matos), etc.
V CATACRESE: Usoreiterado de uma palavra ou expressão por ausência do termo adequado. Exs.: Pé da mesa; asa da xícara, embarcar no avião; céu da boca, etc.
VI SINESTESIA: Interpenetração sensorial em que se fundemduas ou mais impressões sensoriais. Exs.: Silêncio negro; voz áspera, etc.
VII ANÁFORA: Repetição de uma mesma palavra ou expressão no início de versos ou frases. Exs.: “Olha a voz que me resta /Olha a veia que salta / Olha a gota que falta” (Chico Buarque)
VIII ANTÍTESE: Aproximação de termos opostos semanticamente. Ex.: “Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios” (Viníciusde Moraes)
IX PARADOXO: Aproximação de duas idéias opostas, aparentemente contraditórias, num só pensamento, fundidas. Ex.: “O amor é fogo que arde sem se ver / É ferida que dói e não se sente”(Camões)
X EUFEMISMO: Suavização de uma idéia desagradável. Exs.: Enriquecer por meios ilícitos(roubar); faltar com a verdade(mentir); partir dessa pra uma melhor(morrer), etc.
XI HIPÉRBOLE: Exagero...
tracking img