Figuras de linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Figuras de linguagem
      Denotação e conotação
      Uma palavra ou signo compreende duas polaridades: o significado (aspecto conceitual, a imagem mental abstrata) e o significante (aspecto concreto, gráfico, a imagem acústica). Assim, todas as palavras são signos, desde que apresentam essas duas faces.
      Quando desconhecemos o significado de uma palavra, a significação não se completa,pois só o que compreendemos é o significante (o conjunto sonoro ou gráfico). Reunida ao seu significado, a palavra deixa de ser apenas um fenômeno sonoro ou agráfico (significante).
      Um mesmo signo pode apresentar significados diversos, conforme o contexto em que os empregamos. O significado de uma palavra não é somente aquele dado no dicionário; a palavra adquire sentidos diferentes quandoinserida em novos contextos. A essa pluralidade de significados dá-se o nome de polissemia.
      Veja o exemplo a palavra corrente:
      cadeia de metal, grilhão (a corrente);
      a água que corre (água corrente);
      fácil, fluente (estilo corrente);
      sabido de todos (fato corrente;
      decurso de tempo (mês corrente);
      circulação de ar (corrente de ar);
      fluxo deágua (corrente de água, corrente marinha);
      fluxo de energia elétrica (corrente elétrica);
      grupo de indivíduos que representam idéias, tendências, opiniões (corrente literária) etc.
      Quando escrevemos, valemo-nos do significado da palavra para expressar nossa idéias. Um vocabulário bem escolhido transmite mais adequadamente a mensagem que codificamos. Se queremos ser objetivos noque redigimos, precisamos utilizar uma linguagem denotativa, portanto, referencial. Essa linguagem é aquela cujo significado real encontramos no dicionário. É a palavra empregada na sua significação usual, literal, referindo-se a uma realidade concreta ou imaginária.
      Ao evocarmos idéias através do filtro da nossa emoção, da nossa subjetividade, temos a conotação, que corresponde a umatransferência do significado usual para um sentido figurado.
      1. “A corrente marítima não manteve o barco na rota.
      2. “A gente vai contra a corrente
      Até não poder resistir
      Na volta do barco é que sente
      O quanto deixou de cumprir.”
      (Chico Buarque)
      No exemplo 1 as palavras corrente e barco foram usados denotativamente. Já no exemplo 2, podemos observar:corrente é metáfora de resistência e barco significa mudança de rumo.
      As figuras de linguagem
      O uso de figuras de linguagem é um dos recursos empregados pra valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. É um recurso lingüístico para expressar de formas diferentes experiências comuns, conferindo originalidade, emotividade ou poeticidade ao discurso.
      A utilização defiguras revela muito da sensibilidade de quem as produz, traduzindo particularidades estilísticas do autor.
      Quando a palavra é empregada em sentido figurado, não denotativo, ela passa a pertencer a outro campo de significação, mais amplo e criativo, ou seja, no sentido conotativo.
      Figuras de sintaxe
      As figuras de sintaxe ou de construção dizem respeito a desvios em relação àconcordância entre os termos da oração, sua ordem, possíveis repetições ou omissões.
      As figuras de sintaxe podem ser construídas por:
      1. omissão: assíndeto, elipse e zeugma;
      2. repetição: anáfora, pleonasmo e polissíndeto;
      3. inversão: anástrofe, hipérbato, sínquise e hipálage;
      4. ruptura: anacoluto;
      5, concordância ideológica: silepse.
      Assíndeto
     Ocorre assíndeto quando orações ou palavras que deveriam vir ligadas por conjunções coordenativas aparecem justapostas ou separadas por vírgulas
      “Fere, mata, derriba denodado...” (Camões)
      “Clara passeava no jardim com as crianças.
      O céu era verde sobre o gramado,
      a água era dourada sob as pontes,
      outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
      o...
tracking img