fichamnto

1520 palavras 7 páginas
PASSIANI, Énio. Max Webber: Um pensador da cultura.

Introdução
"Rapidamente, sem maiores esforços de memória, podemos citar alguns temas sobre os quais o sociólogo alemão se debruçou: religiões, burocracia, formas de dominação, partidos políticos, estratificação social e Direito. Ao contrário do que tal variedade pode sugerir, não é nesse ponto que se localiza a dificuldade em entendermos a obra de Weber, mas justamente o oposto: deparamos com uma fantástica coerência. A sociologia weberiana representa um árduo exercício de leitura e compreensão em razão de sua poderosa lógica interna, coerência e riqueza teóricas" (p. 01)
" Neste artigo, propomos uma outra perspectiva que, a nosso ver, também constitui uma vertente importante para deci- frarmos os textos weberianos: a presença da dimensão da cultura em suas análises"(p. 01-02)
"A ambição do presente artigo é apenas acentuar a relevância que a dimensão cultural tem na sociologia de Max Weber e chamar a atenção para o fato de que o estudo da cultura também era uma de suas preocupações, que, ao que parece, foi relegada a um segun- do plano pelos comentadores"(p. 02)

II. Webber e a Sociologia da Cultura
"A tarefa da interpretação é tornar os significados dos textos visíveis, expor os fundamentos ou estruturas profundas dos conceitos para mostrar as bases sobre as quais repousam, descobrir a gramática que governa seu uso e explorar a lógica e as implicações de conceitos e teorias (GOLDMAN, 1993: 854). Portanto, além da tarefa de interpretação, ainda existe a de reinterpretação que, por sua vez, enriquece o trabalho empírico e teórico dos pesquisadores em geral"(p. 02)
"De acordo com Stephen Kalberg (1996), a realidade social empírica, para Weber, inclui uma dimensão cultural sociologicamente relevante, e ela não é apenas o resultado de forças políticas e econômicas; por conseguinte, a própria Sociologia não pode restringir-se às estruturas sociais e aos interesses econômicos e de poder"(p. 02)
"Max Weber

Relacionados

  • fichamnto Esbo o da psicanalise
    3751 palavras | 16 páginas
  • fichamnto do livro o que é filosofia
    1384 palavras | 6 páginas
  • Fichamnto 1 Durkheim
    1307 palavras | 6 páginas