Fichamnto 1 Durkheim

1307 palavras 6 páginas
Carlos Alberto dos Santos Camargo, Número USP: 8559554
Professora: Paula Marcelino
Ciências Sociais – Sociologia II
Matutino

Fichamento 1: Durkheim – Capítulo V - “Preponderância progressiva da solidariedade orgânica e suas consequências”

Sobre o direito doméstico, contratual, comercias etc.: “Portanto, o conjunto das relações submetidas a uma regulamentação penal representa apenas a menor fração da vida geral e , por conseguinte, os vínculos que nos ligam à sociedade e que dividem da comunidade das crenças e dos sentimentos são muito menos numerosos do que os que resultam da divisão do trabalho.”(pg. 127)

Durkheim estabelece que cada um dos códigos do direito são estabelecidos para definir um crime e definindo o rompimento a solidariedade por ele rompida, isto é, o crime é um rompimento de uma solidariedade social. A solidariedade social representada pelo direito penal é a mais elementar, forte e espontânea, assim, sendo chamado por Durkheim por mecânica ou semelhança.

“De fato, O que faz o indivíduo seja mais ou menos intimamente ligado a seu grupo não é apenas a multiplicidade maior ou menos dos pontos de vinculação, mas também a intensidade variável das forças que o mantém vinculados a eles.” (p.129)

“De fato, o que mede a força relativa dos dois vínculos sociais é a facilidade desigual com a qual se rompem. O menos resistente é, evidentemente, o que se rompe com a menor pressão. Ora, é nas sociedades inferiores, em que a solidariedade por semelhanças é a única ou quase a única, que essas rupturas são mais frequentes e mais fáceis.(p129)

Em uma solidariedade mecânica é um sistema de segmentos homogêneos, ou seja, os indivíduos são semelhantes entre si. Diante disso, a solidariedade mecânica é constituída por laços de parentesco. O indivíduo, nessa sociedade, é socializado, pois está ligado a seus semelhantes no âmbito de um mesmo tipo de coletivo, cujo o indivíduo não detém de sua própria individualidade

“Bem diferente são as coisas à medida que o

Relacionados