fichamneto capitulo 1 grandes economistas

1193 palavras 5 páginas
Capítulo1

Adam Smith é considerado o pai da economia política. Sua principal obra é A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas, nela ele indaga acerca dos fundamentos da riqueza, rejeitando as teses mercantilistas que consideram como fonte de riqueza a posse de metais preciosos. Opõe-se também aos fisiocratas, que associam a riqueza apenas ao trabalho da terra. Para Smith, a riqueza das nações se funda na divisão do trabalho e na liberdade econômica.
Adam Smith investiga as origens do valor dos bens e notadamente a formação do preço do trabalho. Ele faz uma distinção entre valor de uso e valor de troca afirmando que o valor de uso de um bem está ligado à sua utilidade; o valor de troca de um bem se baseia n capacidade de seu detentor obter outros bens no mercado. O valor de troca de um produto é essencialmente definido pela quantidade de trabalho necessário para sua realização.
Numa sociedade mais desenvolvida o preço das mercadorias, então, é determinado pelo nível dos salários, pelo lucro do capitalista e pela renda do proprietário fundiário. O salário corresponde ao rendimento necessário para que o trabalhador possa reproduzir as condições de existência dele e de sua família. Existem cinco características que permitem determinar o nível do salário:
1 O caráter agradável ou desagradável que se liga ao trabalho considerado
2 O tempo de aprendizagem exigido pelo ofício em questão
3 A estabilidade e a confiança que o empresário deposita no trabalhado
4 E por fim, o risco, isto é maior ou menor probabilidade de sucesso na atividade profissional
O salário também é largamente condicionado pela situação do mercado de trabalho. O aumento da oferta de trabalho diante de uma demanda constante ou em baixa reduz os salários e gera desemprego.
O lucro do capital representa a parcela do preço de venda do produto que se destina a quem arriscou seu capital na indústria. A renda da terra é a diferença entre o valor da colheita, de um

Relacionados