Fichamentotemposinteressantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 89 (22058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1 - Abertura

“[...]Tinha pesquisado seus álbuns e descobrira uma foto, que mandava junto. Cinco crianças pequenas apareciam nela, posando no terraço de veraõ da casa, com as respectivas Frituleins. As meninas — e talvez eu próprio — usavam colares de flores, e Litta estava em companhia das irmäs menores, Ruth e Eva (Susie, sempre chamada de Peter, ainda não nascera). Eu aparecia comminha irmã Nancy. O pai de Litta marcara a data no verso: 1922. Como estava Nancy? [...]” (pg. 15).

“Também tenho a mesma foto. No álbum de família, que acabou ficando comigo, último sobrevivente entre meus pais e irmãos, as fotos do terraço da Villa Seutter representam o segundo testemunho iconográfico de minha existência e o primeiro de minha irmã Nancy, nascida em Viena em 1920.[...]”(pg.16)

“Como teria sido minha vida se Fraulein Grun, de dezoito anos de idade, uma das três filhas de um joalheiro vienense relativamente pr6spero, não tivesse se apaixonado por um inglês mais idoso, o quarto de oito filhos de um marceneiro judeu vindo de Londres, que emigrara para Alexandria em 1913? Provavelmente ela teria se casado com algum judeu jovem de classe média da Europa Central, e seusfilhos seriam austríacos. Como quase todos os judeus austríacos acabaram sendo emigrantes ou refugiados, minha vida subsequente talvez não tivesse sido muito diferente, pois muitos deles vieram para a Inglaterra e aqui estudaram e se tornaram acadêmicos. No entanto eu não teria crescido como cidadão britânico nem teria um passaporte de inglês nato.”(pg. 17)

“O Egito, portanto, não pertence aminha vida. Não sei quando se inicia a vida da memória, mas a maior parte dela não recua a idade de dois anos. Nunca mais la fui desde que o vapor Helouan partiu de Alexandria para Trieste, cidade que acabava de passar da Áustria para a Itália. Tampouco recordo a chegada a Trieste, lugar de encontro de raças e línguas, de opulentos cafés, de lobos-do-mar, e sede da imensa companhia de segurosAssicurazioni Generali, cujo império de negócios provavelmente define melhor do que qualquer outro o conceito de Mitteleuropa, ate mesmo no sentido cultural, pois em seus escrit6rios trabalharam, nas duas grandes cidades dos Habsburgo — Trieste e Praga tanto Italo Svevo como Franz Kafka.[...]”(pg. 18)

“[...]meu pai se sentia confiante e relativamente próspero. A Villa Seutter pareceu-lhe ideal. Foio primeiro lugar que eu considerei "nosso" em minha vida”(pg. 18)
“[...]Embora eu não pensasse nisso na ocasião, esse deve ter sido meu primeiro contato com os principais acontecimentos da hist6ria do século XX — isto é, a ocupação do vale do Ruhr pelos franceses em 1923 por intermédio de um menino que fora temporariamente mandado para longe dos conflitos a fim de morar com pessoas benevolentesna Áustria. (Naquele tempo, todos os austríacos se consideravam alemães e, se não tivesse havido um veto dos que fizeram a paz após a Primeira Guerra Mundial, teriam votado em favor da união com a Alemanha)[...]” (pg. 19)

“Duas pessoas, quase da mesma idade do "breve século XX", começaram assim a vida juntas e percorreram seus diferentes itinerários no mundo extraordinário e terrível doséculo que acaba de findar. Por isso inicio estas reflexões sobre uma longa vida com a inesperada lembrança de uma foto nos álbuns de duas famílias que nada mais tinham em comum a não ser o fato de suas vidas terem se encontrado brevemente na Viena dos anos 20.[...]”(pg. 20)

“[...]O que aproxima essas vidas é a extraordinária experiência de europeus que viveram ao longo do século XX. Uma infânciacomum redescoberta e uma retomada de contato na velhice dramatizam, mas nao criam, a imagem de nosso tempo: absurdo, irônico, surrealista, monstruoso. Dez anos depois que aquelas crianças olharam para a máquina fotográfica, meus pais estavam mortos, e o chefe da família Gold, vitima do cataclismo econômico — praticamente todos os bancos centro-europeus se viram tecnicamente insolventes em 1931 —,...
tracking img