Fichamento1entregar

1515 palavras 7 páginas
Escolheu-se como obra a ser fichada o livro “As diversas faces do Terrorismo”, da editora HARBRA ltda., que possui 120 (cento e vinte páginas) páginas divididas em 7 (sete) capítulos e mais, prefácio e bibliografia. A referida obra foi lançada em 2003 pelos autores Paulo Sutti e Sílvia Ricardo. A obra “As diversas faces do Terrorismo” é encontrada em estantes de sociologia, história geral, guerra e ciência política.
Destaca-se que o autor Paulo Sutti é mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Em razão da autora Sílvia Ricardo, verifica-se que ela se dedica a escrever no ramo da sociologia.
O livro selecionado traz, inicialmente, uma abordagem a respeito das origens e definições sobre o termo terrorismo. Argumentando que tudo começou na França, no início da década de 1790 em uma disputa política que envolvia os girondinos (representantes da burguesia) e os jacobinos. E que o segundo grupo criou um Tribunal Revolucionário, que serviu para julgar os opositores e condená-los, muitas vezes, a guilhotina.
“A prática radical exaltou ainda mais os ânimos. A execução de muitas pessoas deu início à fase da Revolução chamada de Terror. O período entre setembro de 1973 e julho de 1794, caracterizado por grande violência e por centenas de execuções, deu origem ao termo TERRORISMO, que apareceu grafado pela primeira vez em 1798 no Suplemento do Dicionário da Academia Francesa, para caracterizar o extermínio em massa de pessoas de oposição ao regime promovido pela autoridade governamental instituída Nesse sentido, o Estado é o agente do Terror.”
No momento seguinte, os autores abordam a moderna concepção política de terrorismo, tentando definir o terrorismo,
“O terrorismo, como o entendemos hoje, é considerado um instrumento de violência com fins estratégicos e políticos, patrocinado por ideologias, inclusive religiosas.
E menciona que essa abordagem deve ser creditada ao alemão Karl Heinzen (1809 – 1880), isso porque, em sua obra

Relacionados