fichamento06

1184 palavras 5 páginas
Antropologia III
Aluna: Jussara Rodrigues Aguiar
Fichamento 6, referente ao texto 7; Sexo e temperamento. MEAD, Margaret.

[...] “Um ser humano com um nome, uma oposição e um Deus. Cada povo constrói essa tessitura de maneira diferente, escolhe alguns novelos e ignora outros.” (pág20)
[...] “Cada cultura simples e homogênea pode dar largas somente a alguns dos diversos dotes humanos, desaprovando ou punindo outros demasiado antitéticos ou por demais desvinculados de seus acentos principais para que encontrem lugar entre suas paredes.” (pág. 20)
[...] “cada geração nova é amoldada, firme e definitivamente, as tendências dominantes.” [...] “cada cultura cria de modo dessinto a tessitura social [...]” (pág. 20)
[...] “nivelamento de todos os indivíduos pela idade um ponto básico de organização [...]” (pág.20)
[...] “individuo de instabilidade nervosa a dignidade de xamã, cujos pronunciamentos acreditavam ser de inspiração sobrenatural e constituíram lei para os outros membros mais equilibrados da tribo. Parece-nos bastante claro um caso extremo como esse, onde todo um (pág. 20) povo se curva ante a palavra de um individuo que nos classificaríamos de insano.” (pág. 21)
[...] “As crianças que nascem com o cordão umbilical em volta do pescoço são distinguidas como artistas [...]” (pág. 21)
[...] “Cada tribo tem certas atitudes definidas em relação ao temperamento, uma teoria de como são os seres humanos naturalmente, sejam homens, mulheres ou ambos, uma norma pela qual julgar e condenar os indivíduos que se desviam.” (pág.21)
[...] “Eu compartilhava a crença geral da nossa sociedade de que havia um temperamento ligado ao sexo natural, que no máximo poderia ser destorcido ou afastado da expressão normal. [...]” (pág. 21)
[...] “A criança não é produto de um momento de paixão, mas é moldada pelo pai e pela mãe, cuidadosamente, com o passar do tempo. Os Arapesh distinguem dois tipos de atividade sexual: o folguedo, que representa toda a atividade sexual que não é

Relacionados