Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento dos capítulos I e II do Livro: O que é Bioética


Ficha Bibliográfica
Capitulo I Introdução, pag. 07; capitulo II O Nascimento da Bioética, pag.11 a 18;
Livro: O que é Bioética;Autoras: Débora Diniz e Dirce Guilherm
Primeira edição, 2002
6ª reimpressão, 2011
Editora: Brasiliense – São Paulo, 2005


A bioética é um discurso sobre a tolerância. E buscou temas como o aborto,eutanásia e a clonagem que tem grande reação na sociedade. Optou por essas teorias e criticas que permitiram ao leitor refletir sobre estas situações de conflito moral.


Capitulo I
INTRODUÇAOA Introdução é breve, apresenta uma estratégia de discussão teórica e não-casuística, mas a primeira nota de rodapé é significativa para a pesquisa científica brasileira. Uma das autoras agradece aum parecer anônimo de publicação, recebido em meados dos anos 1990, por tê-la conduzido à bioética. Esse é um ponto importante e que raramente é discutido na educação superior no Brasil.

Capitulo IIO Nascimento da Bioética

O novo conceito
A micro historia da bioética

No segundo capítulo, o mais histórico e descritivo de todos, chama-se "O nascimento da bioética". Nele, Diniz e Guilhemdescrevem desde a criação do neologismo bioética por Van Rensselaer Potter até os principais eventos e fatos que marcaram o surgimento acadêmico da bioética nos Estados Unidos, entre os anos de 1960 e1970. As controvérsias sobre a paternidade do conceito da bioética que são apresentadas neste capitulo é: se teria sido realmente Potter ou Warren Reich o criador que pela primeira institucionalizou abioética em uma universidade americana. Além dessa disputa acadêmica sobre quem seria o patrono da bioética, um tema que foi reacendido após a morte de Potter, em 2001, o capítulo discute ainda ainfluência dos movimentos sociais organizados para o surgimento da bioética. Muito embora seja um capítulo de revisão histórica, as autoras introduzem o que acredito que seja a definição de bioética...
tracking img