Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO

A PSICANÁLISE

-------------------------------------------------
SIGMUND FREUD
* Sigmund Freud (1856 – 1939) foi um médico vienense, que teve sua contribuição comparada à de Karl Marx na compreensão dos processos históricos e sociais.
* A investigação sistemática das fantasias, dos sonhos, dos esquecimentos e da interioridade do homem levou Freud à criação daPsicanálise.
* Psicanálise é um método de investigação e uma prática profissional. Enquanto teoria caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica.
* Enquanto método de investigação, a psicanálise, caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produçõesimaginárias.
* A Psicanálise é usada como base para psicoterapias, aconselhamentos e orientações aplicadas no trabalho com grupos e instituições.
* A Psicanálise também é um instrumento importante para a análise e compreensão de fenômenos sociais importantes como: as novas formas de sofrimento psíquico, o excesso de individualismo no mundo contemporâneo, a exacerbação da violência, etc.
*Compreender a Psicanálise significa buscar “descobrir” as regiões obscuras da vida psíquica, vencendo as resistências interiores.

-------------------------------------------------
A GESTAÇÃO DA PSICANÁLISE
* Freud formou-se em Medicina na Universidade de Viena, em 1881, e especializou-se em Psiquiatria. Trabalhou algum tempo em um laboratório de Fisiologia e deu aulas de Neuropatologiano instituto onde trabalhava. Por dificuldades financeiras, não pôde dedicar-se integralmente à vida acadêmica e de pesquisador. Começou, então, a clinicar, atendendo pessoas acometidas de “problemas nervosos”. Em 1886 voltou a clinicar e seu principal instrumento de trabalho na eliminação de sintomas dos distúrbios nervosos passou a ser a sugestão hipnótica.
* Método catártico é o tratamentoque possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa.
* Freud passou a utilizar o método catártico e, aos poucos, foi modificando a técnica de Breuer: abandonou a hipnose e desenvolveu a técnica de ‘concentração’, na qual a rememoração sistemática era feita por meio da conversaçãonormal; abandonou as perguntas - e com elas a direção da seção - para se confiar por completo à fala desordenada do paciente.

-------------------------------------------------
A DESCOBERTA DO INCONSCIENTE
* Resistência: força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento.
* Repressão: processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma idéiaou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma.
* Estes conteúdos psíquicos “localizam-se” no inconsciente.
* Tais descobertas constituíram a base principal da compreensão das neuroses e impuseram uma modificação do trabalho terapêutico. Seu objetivo era descobrir as repressões e suprimi-las através de um juízo que aceitasse ou condenasse definitivamente o excluídopela repressão.

-------------------------------------------------
A PRIMEIRA TEORIA SOBRE A
ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO
Freud refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.
* Inconsciente: exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência”. E constituído por conteúdos reprimidos, que não têmacesso aos sistemas pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas.
* Pré – consciente: refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.
* Consciente: é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo...
tracking img