fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do capítulo “A construção da concepção de gestão”, de Heloísa Lück

[Os seis] aspectos a seguir enumerados e descritos compõem e caracterizam a mudança de paradigma que está sendoapontada. É válido lembrar que esses aspectos, embora indicados separadamente, não ocorrem, na realidade, de forma isolada, uma vez que eles são intimamente relacionados entre si. (p. 65)

1) Da ópticafragmentada para a óptica organizada pela visão de conjunto.
Mediante uma visão fragmentadora da realidade, [...] criam-se entendimentos distorcidos da realidade do processo educacional, ao seevidenciar uma parte do todo, a ponto de considerá-la descontextualizada e sem relação com as demais partes. (p. 66)
A realidade é unitária e sistêmica (MORIN, 1987). Esse entendimento pressupõe reconhecero pluralismo, a diversidade e a multiplicidade como elementos substanciais da realidade complexa. (p. 68-69)

2) Da limitação de responsabilidade para sua expansão.
[Os membros da escola]consideram que pouca ou nenhuma responsabilidade têm sobre a qualidade de seu próprio trabalho. (p. 70)
Uma das tendências desse enfoque é [...] adotar uma atitude de transferência de responsabilidade. (p.71)
Os participantes tendem a delimitar suas responsabilidades a tarefas burocraticamente determinadas e de caráter fechado, deixando de ver o todo e de sentir-se responsáveis por ele, e de contribuirpara sua construção coletiva. (p. 74)
O que se apresenta é um comportamento reativo de busca de “bode expiatório”, que possibilita a omissão de responsabilidade e impede a aprendizagem a partir deexperiências. (p. 72)
É a superação dessas dificuldades e limitações apresentadas, justamente, o ponto de partida e objeto inicial de seu trabalho. (p. 74)
“Quando os membros de uma organizaçãoconcentram-se apenas em sua função, eles não se sentem responsáveis pelos resultados quando todas as funções atuam em conjunto” (SENGE, 1992: 29) (p. 75)

3) Da centralização da autoridade para a sua...
tracking img