Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento: IAMAMOTO. V. Marilda. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 21º Ed. São Paulo, Cortez. 2011. Página 112 a 140.

2. O cenário atual e suas incidências na questão social.

“As alterações no padrão de acumulação capitalista, sob a hegemonia do capital financeiro, em resposta à crise do capital que eclodiu no cenário internacional nos anos 1970, vêmse consubstanciado no que David Harvey qualifica de “acumulação flexível””. Pág. 112.

“Tais processos introduzem novas mediações históricas na gênese e expressões da questão social, assim como nas formas, até então vigentes, de seu enfretamento, seja por parte da sociedade civil organizada ou do Estado, por meio das políticas sociais públicas e empresariais [...]”. Pág. 113.

“É no cenáriodos anos 1990 – radicalmente distinto das amplas mobilizações políticas e sindicais que tiveram lugar na década de 1980 e que retardaram a implantação generalizada da “terapêutica neoliberal” no país -, que tem sentido pensar ações que possam reverter no fortalecimento de um projeto político-profissional que, desde a década de 1980, vem sendo coletivamente construído pela categoria dos assistentessociais”. Pág. 113.

“Projeto político profissional que se materializou no Código de Ética Profissional do Assistente Social, na Lei de Regulamentação da Profissão de Serviço Social (Lei 8662/93), ambos de 1993, assim como na nova proposta de Diretrizes para o Curso de Serviço Social da Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social – ABESS de 1996[...]”. Pág. 113.

“[...] como reforçar econsolidar esse projeto político-profissional em um terreno profundamente adverso? Como atualizá-lo ante um novo contexto social, sem abrir mão dos princípios ético-políticos que os norteiam?”. Pág. 113.

“Decifrar os determinantes e as múltiplas expressões da questão social, eixo fundante da profissão, é um requisito básico para avançar na direção indicada. A gênese da questão social encontra-seenraizada na contradição fundamental que demarca esta sociedade, assumindo roupagens distintas em cada época: a produção cada vez mais social, que se contrapõe à apropriação privada do trabalho, de suas condições e seus frutos. Pág. 114.

“A questão social é expressão do processo de produção e reprodução da vida social na sociedade burguesa, da totalidade histórica concreta”. Pág. 114.

“Sendoas múltiplas expressões da questão social o objeto sobre o qual incide o trabalho profissional, é importante reconhecer que um dos aspectos centrais da questão social, hoje, é a ampliação do desemprego e ampliação da precarização das relações de trabalho. Ou, nos termos de Mattoso, da “insegurança do trabalho” englobando: à insegurança na renda, a insegurança na contratação, a insegurança narepresentação do trabalho, na organização sindical e na defesa do trabalho” ”. Pág. 115

“A globalização, excludente e desigual, estabelece maior exposição das atividades econômicas nacionais à competição externa, ao mesmo tempo em que estimula a incorporação de novos paradigmas tecnológicos e de gestão, poupadores de mão-de-obra, objetivando a elevação dos padrões de produtividade e rentabilidadedo capital, em nome do “novo evangelho da concorrência” ”. Pág. 115

“As raízes do crescimento do desemprego estão associadas a um processo de globalização financeira, fazendo com que lógica da valorização financeira predomine nas decisões do empresariado, que passam a ser guiadas não pelo lucro operacional, mas pela variação do câmbio e dos juros”. Pág. 115

“O caráter mundial do fenômeno dodesemprego é indicado por Pochmann: incide sobre 35% da população economicamente ativa mundial (2 bilhões e 500 mil pessoas), que estão desempregadas ou subempregadas. A Organização para Cooperação e pessoas desempregadas, o que equivale a 8% da população economicamente ativa”. Pág. 116

“Mas grande parte do desemprego se oculta pela precariedade da inserção no mercado de trabalho. No período...
tracking img