Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(Organizador) Gil César Costa de Paula (professor de sociologia na Universidade Católica de Goiás; Mestre em Direito e Doutor pela Universidade Federal de Goiás).
Justiça Global: Estado, Cidadania, Políticas no Mundo Atual Volume 2 2012(Goiânia: Editora Vieira) CDU 460p.
Inclui referencias bibliográficas:
1. Direito. 2. Justiça Global.I. Paula, Gil César costa de (org.).
Apresentação (pagina:11) Nilton Cesar Flores- Professor Adjunto em direito empresarial da Universidade federal fluminense-UFF, Coordenador adjunto do PPGD-UNESA, e Consultor Jurídico – Porto Amaral Advogados.
“A Obra reflete esse pensamento inovador e multidisciplinar, de uma sociedade Pós-Moderna, que exige a quebra de paradigmas e reflexões ousadas para problemas antigos e novos.
“A Elevada qualidade dostrabalhos ilustra o sentindo maior que se pode obter, quando se busca na pesquisa disciplinada,determinada e objetiva...”
“... inicia na educação e na formação de saberes comprometidos com valores morais e humanos, de tal modo que cada um nas suas respectivas áreas de conhecimento trazem sua contribuição para o um mundo melhor.”
Prefácio (pagina: 9)Prof.Dr.Gil César Costa de Paula; Mestre emDireito-PUC Goiás
“Este Livro representa a continuidade do trabalho desenvolvido na disciplina de Justiça Global no segundo semestre de 2011, no Mestrado em Direito na PUC-GOIÀS, Esta disciplina tem como objetivos programáticos:
1. Analisar a Evolução do conceito jurídico e sociológico da cidadania;

“Os artigos que o integram são contribuições dos alunos que cursaram a disciplina e de mestrandos quejá concluíram o curso, bem como do professor. Dr.Nilton Cesar da Silva, da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense, que nos da à honra de publicar artigos de sua autoria, em conjunto com o mestrando Sérgio Henrique Santos Azevedo, e de fazer a apresentação da obra.”
1. Globalização: Consequência dos desafios do mundo moderno e dos impactos nomeio-ambiente: ( paginas:17 a 19) Ana Maria de Souza Duarte(Aluna do curso de mestrado strico sensu em Direito,Relações Internacionais e Desenvolvimento) Orientador: Prof.Dr.Gil César Costa de Paula ; Mestre em Direito –PUC Goiás
“O aquecimento global, a destruição de extensas áreas florestais e a escassez de água, aliados a outros fatores de ordem econômica e social, dificultam a vida humana, constituindodesafio para geração futuras. Essa circunstancia definida como crise ambiental, econômica e social, alcançou no final do milênio dimensão nacional e internacional. Adquiriu contornos de alerta ao mundo para conscientização das consequências do desenvolvimento desordenado, que se funda no aumento populacional, na concorrência mundial e na acumulação de riquezas. Palavras-chave: globalização,população, agricultura, meioambiente, sustentabilidade.”
“Problema grave da humanidade esta situado nas mudanças climáticas, nos padrões globais insustentáveis de produção e consumo e na incapacidade de reposição da biosfera, segundo Kofi Anan, ex-Secretário Geral da ONU.”
“A capacidade de provisão de meios de subsistência é limitada pela incapacidade da natureza de se recompor ou absorver resíduos demodo seguro. A civilização atual está ameaçada. Utilizada mal os recursos disponíveis e perturba os sistemas naturais. A Terra encontra-se no milite de esgotamento de sua capacidade.”
“O objetivo deste trabalho é o de abordar os problemas ambientais no contexto global, gerando reflexão sobre o aumento populacional e a produção e consumo de alimentos de forma sustentável.”
1.1 Globalização:Consequências dos desafios do mundo moderno e os impactos no meio-ambiente. (paginas:19 a 25)
“Jamais em toda a historia houve tanto conhecimento, tecnologia e recursos. Em nenhum outro momento houve compreensão de que o desenvolvimento socioeconômico, provocado pelos avanços técnico-científicos, assegura crescimento e progresso da humanidade, das liberdades e dos poderes dos homens.”
“O Estado...
tracking img