Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIOLÊNCIA URBANA E RURAL: a questão agrária no Brasil.
Trabalho apresentado no “I seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza – A situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje – UERJ – 25, 26 E 27 de outubro de 2006” – GT I: Direitos Humanos e Criminalização da questão social na América Latina. Questão Social e Cidadania na América Latina, e, 26/10/2006.Publicado nos Anais: ISBN 85-88769-11-5

Elias Canuto Brandão
Historiador, mestre em Educação e Doutor em Sociologia; professor colaborador na Faculdade Estadual de Educação Ciencias e Letras de Paranavaí (2005-2007); conselheiro nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos/Brasil (MNDH) e coordenador do MNDH no Paraná (2004-2008). Blogs: http://porta-da-cidadania.blogspot.com e http://elias-brandao.blogspot.com ; Email: brandão@teracom.com.br ou canutobrandao@hotmail.com

Apresentação
Latifúndio X pequeno agricultor
Neste artigo o autor traz a discussão a violência urbana e rural no Brasil onde ele aponta a principal causa a organização social e política desde a invasão portuguesa. Baseado no tema a terra e o antagonismo ele faz uma relação:

Estratégia de Gov. XPolíticas públicas
Riqueza X pobreza

E essa relação da origem a diferenças sociais e da acumulação e bens onde esses grupos influenciam na política setorial do país. Dando origem ao inchaço das cidades com um grande número de famílias sem emprego ter onde morar vão buscar na marginalização no tráfico meio de viver.

A questão agrária

Segundo o autor a questão agrária é sinônimo de“enriquecimento e acumulação ” e no Brasil teve origem na colonização e são as mesmas características metodológicas implementada no governo brasileiro, uma política que favorece apenas uma classe, a detentora do poder. Os grandes proprietários de terras são beneficiados por projetos programas até perdão de dividas. No caso dos pequenos proprietários os projetos existem, mas não atendem as necessidades dosmesmos.

A estrutura Org. no Brasil desde a colônia tem favorecido: * O êxodo rural * O inchaço das cidades * O desemprego * A marginalização * Organização de favelas * Moradias em morros e debaixo de pontes | A organização estrutural favorece: * O tráfico de drogas * O crime social e político * A superlotação carcerária * A corrupção generalizada nas classes sociais |

Mastodas essas questões vivida no Brasil colônia existem hoje de forma diferente. O resultado no Brasil colônia das distribuições de terras favorecia apenas a nobreza eles deram detentores do poder e esses grupo que possuíam essas terras foram denominadas de capitanias hereditárias através daí surgia os latifúndios escravistas que trabalhavam na produção de açúcar. Aos pobres (colonos, imigrantes, eíndios) cabia a eles trabalhar para os latifundiário pois necessitavam de meios de sobrevivência uma vez que tudo que eles precisava tinha que ser comprado nos armazéns da fazenda ou seja eles trabalhavam e o seu salário lá mesmo ficava como forma de pagamento pelos produtos, roupas remédios.
Devido a ausência de políticas publicas voltada para o pequeno agricultor foi que nas três últimasdécadas desencadeou diversos problemas sociais econômicos empobrecimento dos camponeses e a migração deste do nordeste para São Paulo e Paraná.
No final de 1950 e início de 1960 foi o início de um novo momento na questão agrária devido ao surgimento de movimento sociais no campo. Eles entendiam que a reforma agrária solucionaria os problemas sociais. Devido a essas lutas organizadas dos movimentosem 1960 e 1970 eles foram perseguidos presos torturados e mortos, pois estavam perturbando a ordem.O resultado dessas ações violentas resultaram no surgimento da Arquidiocese de São Paulo.de Centro de Defesas de direitos Humanos (CDDH) que defendiam os perseguidos presos políticos pelo regime militar e cidadãos de direitos políticos negado.
Em 2001 a 2003 o 0800 SOS Tortura é um sistema...
tracking img