Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DANTON, Gian. Metodologia Científica. Virtual Books Online M&M Editores Ltda. Pará de Minas – MG. 2002.

FICHAMENTO
“Ao contrário do que dão a entender a maioria dos livros de metodologia, oconhecimento científico não é algo pronto e acabado, indiscutível. Na verdade, o século XX foi palco de uma apaixonada discussão sobre o que é ciência, quais são suas características e sua relação com osoutros tipos de conhecimento.” (p.1).
“Outros tem denunciado a ideologia por trás do método científico, tais como Edgar Morin e Hebert Marcuse, que acusam a ciência e a tecnologia de promoverem atransformação do homem em coisa e a compartimentação do saber. (p.1).
“Para o Círculo de Viena o que realmente importa na definição do que é científico ou não é o contexto da justificativa. Ou seja, éa forma como o cientista vai explicar sua descoberta aos pares.” (p.2).
“O Círculo de Viena também estabeleceu o princípio da verificação. Ou seja, o cientista deve repetir a experiência e verificarse chega sempre ao mesmo resultado antes de divulgar suas teses.” (p.2).
“Jamais se deve fazer juízos precipitados. Essa corrente de pensamento também acreditava que o método científico deveriautilizar a indução”. (p.3).
“Indução é o princípio segundo o qual deve-se partir das partes para o todo. Ou seja, ao fazer uma pesquisa, deve-se ir coletando casos particulares e, depois de certo númerode casos, pode-se generalizar, dizendo que sempre que a situação se repetir o resultado será o mesmo”. (p.3).
“Para Popper, a indução é falha e a única maneira de sermos científicos é usarmos adedução. Assim, eu crio uma lei geral: todas as galinhas botam ovos. Se isso ocorrer, a tese está correta, por ora. Se um dia aparecer uma galinha que não bote ovos, a tese será falseada. Popper nosensinou que as verdades científicas são provisórias. São apenas hipóteses esperando pelo falseamento”. (p.4).
“Thomas Kuhn percebeu uma falha na teoria de Popper: nenhum cientista procura falsear sua...
tracking img