Projeto - sustentabilidade energetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE ITAPIRANGA – SEI
FACULDADE DE ITAPIRANGA – FAI








DAYANA BEATRIZ PAULI
RAQUEL ELOÍSE HECK







CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA









Itapiranga, SC
2012
DAYANA BEATRIZ PAULI
RAQUEL ELOÍSE HECK












CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICATrabalho acadêmico apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina Metodologia Científica do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Itapiranga (FAI).






Professor: Daniel Skrsypcsak



Itapiranga, SC
2012
SUMÁRIO


1 TEMA 3
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 3
3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 3
4 OBJETIVO GERAL 3
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3
5 JUSTIFICATIVA3
6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
6.1 CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA 4
6.2 FONTES ALTERNATIVAS NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 4
6.2.1 Fontes renováveis 6
6.2.1.1 Energia eólica 6
6.2.1.2 Energia solar 7
6.2.1.3 Biodigestor 8
7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 9
7.1 CARATERIZAÇÃO DA PESQUISA 9
7.2 COLETA DE DADOS 10
7.3 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 10
8 CRONOGRAMA 11REFERÊNCIAS 12

1 TEMA



Caminhos para a sustentabilidade energética



2 DELIMITAÇÃO DO TEMA



A implantação de fontes alternativas sustentáveis tais como, o biodigestor, solar e eólica, para a produção de energia elétrica em nossa região.



3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA



Há viabilidade na implantação de fontes alternativas sustentáveis tais como, o biodigestor, asolar e eólica, para a produção de energia elétrica em nossa região?





4 OBJETIVO GERAL



Analisar se há viabilidade de implantação de fontes alternativas sustentáveis tais como, o biodigestor, a solar e eólica, para a produção de energia elétrica em nossa região.




4.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS




- Investigar impactos ambientais causados pela implantação dasfontes alternativas de energia elétrica, considerando o biogás, a eólica e solar.

- Caracterizar energias alternativas: biogás, eólica, solar.
- Discutir a disponibilização das fontes alternativas para a minimização dos impactos ambientais a partir da viabilidade e suprimento das necessidades energéticas.


5 JUSTIFICATIVA




Considerando que a população mundial vemcrescendo gradativamente, a necessidade de energia elétrica vem aumentando. No entanto é essencial buscar energias alternativas que supram esta carência. Por conta disso, é preciso que o mundo, em sua maior amplitude, corra atrás de fontes renováveis de energia que abasteçam a demanda. A questão energética tem um significado bastante relevante no contexto das temáticas ambientais e da busca dodesenvolvimento sustentável. Na verdade, o suprimento de energia é considerado uma das questões básicas para o desenvolvimento econômico, que deveria sempre estar presente na agenda estratégica de qualquer país. Outro item relevante são os desastres ecológicos e humanos ocorridos nos últimos anos, oferecendo, assim, motivação e argumentos em favor do desenvolvimento sustentável.



6 FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA


6.1 CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA


A geração de energia elétrica é, sem dúvida, de suma importância para o desenvolvimento da civilização moderna e a continuação do processo produtivo (MEDEIROS et al., 2003).

O Governo federal lançou em 22 de janeiro de 2007 o PAC (Programa de Aceleração do Desenvolvimento) neste, prevê, dentre outros, o investimento eminfraestrutura energética de R$ 274,8 bilhões. Este deve estimular o setor produtivo local e, ao mesmo tempo, levar benefício social a todas as regiões do país (PAC2, 2011).


Os atuais problemas formam à motivação para a busca de um crescimento econômico, que traga menos desequilíbrio ambiental, evitando as interferências humanas ao meio ambiente podendo vir a causar impactos...
tracking img