Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TENOLOGIA
CAMPUS XX – BRUMADO – BAHIA
Discente: Laércio Fernandes de Morais
Curso: Direto – 1º Semestre
Disciplina:PTTC – Docente: Fabiana Andrade

Fichamento

SABBAG, Eduardo de Moraes. Redação Torense e Elementos de Gramática. 5ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, cap. I, p. 15-20.

“(...) Oadvogado que arrazoa ou peticiona ou o juiz que sentencia ou despacha têm de empregar linguagem escorreita e técnica (...)” (p. 15).
“O Direito é a profissão da palavra, e o operador do Direito, mais doque qualquer outro profissional, precisa saber usá-la com conhecimento, tática e habilidade (...)” (p. 15).
“(...) não se pode valer da fala pedante, com dizeres mirabolantes e terminologia‘enrolativa’ (...)” (p. 16).
“Portanto, é questão de urgência: devemos evitar a terminologia pernóstica utilizada em textos jurídicos, procurando alcançar o conceito de precisão e objetividade na exposição dopensamento, que, necessariamente, passa pelo paradigma de ‘boa linguagem’ (...)” (p. 16-17).
“(...) Ambos, juiz e advogado, não necessitam expressar-se com a utilização de linguagem exotérica eretórica, quanto não servil, sob pena de lhes servir o rótulo de “chatos” (...)” (p. 17).
“Sabe-se que o advogado despreparado possui vocabulário limitado. Desconhece o sentido das palavras e raramenteconsulta o dicionário. Esse distanciamento do vernáculo é maléfico, porque o retira do ‘mundo das letras’, alienando-o em um ambiente de ‘falso conhecimento’ do léxico, o que é de todo condenável” (...)(p. 18).
“Como se nota, o desconhecimento do vernáculo torna o advogado um frágil defensor de interesses alheios, não sendo capaz de convencer sobre o que arrazoa, nem postular adequadamente o queintenciona”. (p. 20)
“Como se nota, o aplicador do Direito deve atrelar à linguagem jurídica um razoável conhecimento das normas de rigor do nosso léxico, a fim de que logre se destacar na arte de...
tracking img