Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
fiFICHAMENTO
ANTROPOLOGIA
(Cultura e Seus Significados)

Mércio Pereira Gomes
Antropologia Cultural
Lucas Cunha - 20101019083
Bacharelado em Humanidades - UFVJM
Novembro de 2010

Os Múltiplos Sentidos de Cultura

Na década de 1950, o antropólogo americano Alfred Kroeber se deu ao trabalho de compilar as definições de cultura e achou mais de 250 variações, hoje as contaríamos emmilhares, cultura é vista como se fora sinônimo de erudição, tal conhecimento estaria nas áreas de Literatura, Filosofia, História, etc.. Uma variação dessa acepção vem da tradição da filosofia idealista alemã, originada no século XVIII,segundo a qual cultura equivale à formação, no sentido de constituição e desenvolvimento, tanto individual quanto coletivo.
Uma segunda categoria diz respeito à artee suas manifestações. Outra visão enxerga cultura como os hábitos e os costumes que representam e identificam um modo de ser de um povo. Cultura seria o todo comportamental, incluindo emocional e intelectual, de um povo, ou, em menor escala, de uma coletividade. Também essa ideia interessa à concepção de cultura da antropologia. Outra linha, diz que cultura é a identidade de um povoou de umacoletividade. Mais uma categoria considera que cultura é aquilo que está por trás dos costumes e das atitudes d um povo. Outra acepção, traz o ideal que cultura é uma dimensão que está em e perpassar todos os aspectos da vida social.
Por fim, talvez a concepção mais genérica diga que cultura é tudo aquilo que o homem vivencia,realiza, adquire e transmite por meio da linguagem.

Nosso Conceito deCultura.

A tarefa da antropologia cultural é perseguir uma compreensibilidade do que é cultura, não só para efeitos argumentativos e demonstrativos também para esclarecer seu valor conceitual em relação á outros conceitos importantes que nos ajudam a entender o homem como ser coletivo.
.
“Cultura é o modo próprio de ser do homem em coletividade, que se realiza em parte consciente, em parteinconscientemente, constituindo um sistema mais ou menos coerente de pensar, agir, fazer, relacionar-se, posicionar-se perante o Absoluto, e, enfim, reproduzir-se.”
(Pg.36)

Esta concepção, pela amplitude de sua definição, inclui varias das ideias antes vistas, mas traz novos problemas, o "homem em coletividade", "pensar", ou "posicionar-se perante o absoluto", acultura tem sua própria lógica ecerta descontinuidade em relação à natureza, certa autonomia, e dá ao homem características de comportamento que vão além do comportamento animal.
Para a antropologia pensar é articular uma compreensão do mundo através da linguagem, a língua, como veículo de pensar e de comunicar está presente em nossa definição de cultura compreendida como um sistema de símbolos convencionados como significados quesão compartilhados inconscientemente por uma comunidade de falantes.
Pensar representa o sistema ideológico da cultura, o conjunto de ideias, a lógica e a filosofia que são inerentes na cultura. A cultura é um sistema que ordena o pensar, mas também o agir, o modo de relacionar-se, de seus participantes e também os valores que justificam tudo isso.
A dialética de mão dupla indivíduo/coletivo éum dos pontos mais importantes para se compreender como a cultura funciona. O indivíduo age movido tanto pela consciência quanto pelo inconsciente, ele é uma eterna síntese dialética desses dois predicados. Já o coletivo, do qual o indivíduo é parte, é sempre algo inefável, uma totalidade que funciona por meios diferentes de uma mera soma agregada de indivíduos.
Psicologia e Sociologia derivadasdo empirismo radical, como o behaviorismo, que já foi muito poderosa na academia americana, realçam o aspecto comportamental e interativo dos indivíduos para a compreensão da sociedade. Já os funcionalistas defendem a proposição de que a sociedade é como um organismo em que tudo está inteirado e todas as partes têm uma função, como num modelo matemático, os indivíduos em si ou em grupo não...
tracking img