Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO DE CORPO INTEIRO
Daniela Guimarães


“De um modo geral, na escola, o corpo é compreendido e vivido naperspectiva do controle, da adaptação e da repressão. (...) É preciso e precioso o silêncio, o uniforme limpo e alinhado, o jeito correto de se sentar, o dedo levantado para a pergunta, o gesto calculado paranão agitar o ambiente. (...) A dimensão individualizante do trabalho também contribui para o isolamento corporal: carteiras para uma só criança, atividades individuais, práticas em que o valor écolocado mais em cada um do que no grupo.”
(P. 20)

“De um modo geral, as ações educacionais valorizam mais as crianças como indivíduos do que como participantes de um grupo social, incentivam mais osprocessos racionais do que os motores, sensoriais e afetivos.” (P. 20)

“Esta situação enraíza-se nas concepções de desenvolvimento e aprendizagem que sustentam o trabalho nas escolas. Diversosautores, especialmente do campo da Psicologia, elaboraram visões sobre como as crianças aprendem e se desenvolvem que são incorporadas pelas teorias pedagógicas, tendo em vista a organização das práticas edos modos de ensino nas instituições educacionais.”(P.20)

“Em suas pesquisas, na área da Psicologia, Piaget buscava responder à seguinte questão: como o adulto chega a pensar de modo hipotético ededutivo, quer dizer, criando hipóteses sobre acontecimentos futuros ou planejando mentalmente suas ações antes de serem realizadas? Como a criança deixa de precisar dos sentidos (olfato, visão, tato,etc.) ou da experiência direta com os objetos para conhecê-los, podendo fazer isto somente através da sua ação mental?” (P.21)

“De acordo com Piaget, no início, quando a criança é pequena, até maisou menos os 6 anos, para conhecer um objeto, é preciso manipulá-lo, senti-lo, tê-lo presente. (...)
Mais tarde, a criança não precisará mais lidar materialmente com os objetos para concluir...
tracking img