Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
Historia

Nome: Victor Fernando Caprara Rodrigues
N: 32
Serie: 2-B

Na segunda metade do século XIV, Portugal era um dos únicos paises que possuía as três condições fundamentaispara o inicio das navegações atlânticas, essas condições eram:
* Um governo centralizado
* Um sólido grupo mercantil voltado ao comércio marítimo
* Uma posição geográfica favorável, pois todo o seulitoral era voltado para o oceano Atlântico.
Portanto, não é somente essas condições favoráveis que iriam levar Portugal a começar sua expansão marítima, era necessário ainda algum fato que unisse osinteresses da Coroa e do grupo mercantil, e isso aconteceu a partir da Revolução de Avis.
Em sua fase inicial, a expansão ultramarina de Portugal envolveu os interesses da Coroa, do grupo mercantil,e da Igreja, que eram na época os quatro elementos mais poderosos da sociedade portuguesa. O governo se interessava pela expansão territorial e pelo aumento do número da coleta de impostos, osmercadores queriam os excepcionais lucros do comércio de especiarias, a nobreza tinha a ambição de conseguir a glória militar e a Igreja desejava expandir a fé cristã no mundo.
As navegações portuguesasduraram quase um século e meio, e pode ser dividida em três grandes etapas, são elas:
* Primeira etapa: Foi explorada a costa atlântica da África até o golfo da Guiné, dando a Portugal acesso direto àsespeciarias como o ouro, marfim, escravos negros, pimenta malagueta e etc.
* Segunda etapa: Continuou a exploração do litoral africano em direção ao sul, foi quando Bartolomeu Dias descobriu o caboda Boa Esperança. Dez anos após a descoberta de Bartolomeu Dias, Vasco da Gama atinge a Índia, dando aos portugueses acesso direito às especiarias orientais, como o cravo, pimenta, canela e etc. Nofinal da segunda etapa, Colombo, a serviço da Espanha, atinge a América e logo em seguida portugueses e espanhóis assinaram o Tratado de Tordesilhas, dividindo terras descobertas e aquelas que ainda...
tracking img