Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO
Introdução
O que restou de nossos amores?
* De acordo com o autor, a teoria literária, por volta dos anos 70, estava no seu auge e a imagem de seu estudo era considerada atraente,fascinante. Com o passar do tempo, entretanto, transformou-se em método, em técnica.
Teoria e senso comum
* Segundo o autor, não devemos dar à teoria literária o status de religião, já que ela écrítica, opositiva ou polêmica, porque ela combate as ideias já estabelecidas.
* O que surpreende não é o conflito entre a história e a teoria literária, mas a semelhança entre ambas, ou seja, asduas possuem uma visão crítica a respeito das ideias pré-concebidas.

Teoria e prática da literatura
* Sendo a literatura uma crítica à sociedade, aos costumes, logo, a teoria da literatura é acrítica, isto é, uma crítica em terceiro grau ou metacrítica.

Teoria, crítica, história
* A crítica literária é um discurso que melhora a experiência da leitura, que descreve, interpreta, avalia osentido e o efeito que as obras exercem sobre os leitores não-especialistas.
* Por outro lado, a história literária se baseia em elementos que não interessam ao não-especialista, como, porexemplo, a concepção e a transmissão das obras.
* Enquanto a crítica literária se preocupa com o texto, a história literária lida com o contexto.

Teoria da literatura ou teoria literária
* Ateoria literária é uma crítica da ideologia, ou seja, compreende a crítica da teoria da literatura.
Capítulo I – A literatura (a literariedade)
A extensão da literatura
* A literatura não é outracoisa senão literatura, a mesma que temos hoje e que é ensinada.
* No sentido mais amplo, literatura é tudo que é escrito nos livros.
* No sentido restrito, a literatura varia por épocas eculturas. A princípio, compreende-se literatura como romance, teatro e poesia. Em seguida, os dois primeiros seriam identificados como prosa, e a poesia identificada como verso. O sentido moderno da...
tracking img